
A treta entre Dave Mustaine e o Metallica é antiga, mas chegou ao fim há algum tempo. E um novo passo dado pelo Megadeth indica isso.
No álbum final do grupo, batizado apenas de Megadeth (2026), Mustaine e seus colegas regravaram a música “Ride The Lightning”, composta quando ele ainda fazia parte dos gigantes do thrash metal. Entretanto, essa não foi a única contribuição dele ao grupo.
Antes de sua demissão em abril de 1983, Mustaine era um integrante com papel vital no processo de composição. Quatro canções aproveitadas no álbum de estreia do Metallica, Kill ‘Em All (1983), contavam com contribuições do guitarrista, já demitido quando o disco foi gravado:
- “The Four Horsemen”
- “Phantom Lord”
- “Metal Militia”
- “Jump in the Fire”
“Jump in the Fire” teria sido primariamente escrita por Dave, assim como “The Four Horsemen”, originalmente nomeada “The Mechanix” — e lançada pelo Megadeth em 1985 com este título.
Isso sem contar o solo de “Seek & Destroy”, que James Hetfield reconheceu ter sido composto pelo ex-integrante, até hoje sem crédito.
Para o lançamento seguinte, Ride the Lightning (1984), foram menos canções creditadas a Mustaine, mas uma delas foi a faixa-título. Além disso, ele ajudou a compor “The Call of Ktulu”, o instrumental que fecha o álbum.
Curiosamente, Dave usou a sequência de acordes de sua autoria na composição de “The Call of Ktulu” para uma música do Megadeth: “Hangar 18”, do álbum Rust in Peace (1990).
Metallica e Dave Mustaine
O envolvimento oficial de Mustaine com o Metallica termina aí. Porém, há mais controvérsias. O guitarrista afirmou ao longo dos anos que compôs riffs usados pelo grupo nas canções “Motorbreath”, de Kill ‘Em All (1983), e “Leper Messiah”, de Master of Puppets (1986).
Entretanto, a banda afirmou que existem mudanças consideráveis entre as ideias iniciais de Mustaine e o resultado final dessas faixas. Logo, se viram no direito de não creditá-lo.
Disco final do Megadeth
Em entrevista à Rolling Stone EUA, Dave Mustaine explicou por que decidiu regravar “Ride The Lightning” dentre todas as suas contribuições ao Metallica. E a resposta foi mais diplomática que qualquer um esperava.
“Queria fazer algo para fechar o ciclo da minha carreira agora, já que tudo começou com o Panic [banda de Mustaine antes do Metallica] e várias das músicas que acabaram no repertório do Metallica. Eu queria fazer algo que eu sentisse que seria uma boa música.”
Megadeth, o álbum, sai dia 23 de janeiro de 2026. O primeiro single do álbum, “Tipping Point”, já está disponível.
+++ LEIA MAIS: Dave Mustaine explica cover de Metallica no álbum de despedida do Megadeth
+++ LEIA MAIS: Quanto custam os ingressos para o show do Megadeth no Brasil?
+++ LEIA MAIS: Megadeth anuncia show da turnê de despedida no Brasil; saiba detalhes
O post Todas as músicas do Metallica que Dave Mustaine compôs ou ajudou a criar apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
