Pouco depois do meio-dia de 8 de setembro, a polícia de Los Angeles atendeu a uma chamada de um pátio de guincho em Hollywood sobre um “odor forte” vindo de um Tesla apreendido. Quando o porta-malas dianteiro do carro foi aberto, detetives descobriram restos humanos em decomposição.
O corpo da vítima havia se deteriorado tanto que levou uma semana inteira para os legistas a identificarem como Celeste Rivas, uma adolescente que sua família reportou como desaparecida em fevereiro e abril do ano passado. Mas o que foi confirmado na época da descoberta do corpo era que o Tesla Model Y 2023 com placas do Texas estava registrado no nome de David Anthony Burke, o nome verdadeiro do cantor em ascensão D4vd.
Burke estava em turnê quando o corpo foi descoberto, e um representante disse que ele estava “cooperando” com as autoridades. A polícia ainda não nomeou um suspeito, ou mesmo uma pessoa de interesse no caso, nem foram feitas prisões.
Enquanto a polícia continua sua investigação, aqui está tudo que sabemos sobre o caso chocante até agora.
O corpo
Depois que detetives descobriram o corpo de Rivas, um relatório do Legista do Condado de Los Angeles a descreveu como uma mulher com cabelo preto ondulado usando um top tomara que caia e legging preta, tamanho pequeno, além de brincos de metal amarelo com tachas e uma pulseira de corrente de metal amarelo. Sua altura foi listada como um metro e cinquenta e sete. Mas o corpo de Rivas estava tão “severamente decomposto” que os legistas não conseguiram determinar a cor dos olhos, idade ou raça/etnia.
Um dos únicos detalhes potencialmente identificadores que conseguiram compartilhar foi uma tatuagem no dedo indicador direito que dizia “Shhh…”
Identificação
Pouco mais de uma semana após o corpo ser descoberto, em 16 de setembro, as autoridades finalmente identificaram Celeste Rivas Hernandez, uma garota de 15 anos de Lake Elsinore, Califórnia, que foi reportada como desaparecida por sua família no ano passado. Um GoFundMe foi criado para ajudar a família a cobrir os custos dos arranjos funerários.
Após Rivas ser identificada, repórteres rapidamente cercaram a casa da família. Embora a família tenha se recusado a falar com eles, a TMZ reportou que a mãe de Rivas disse que sua filha estava namorando alguém chamado “David” antes de sua morte.
Uma amiga, Rubi Alonso, que estava visitando a casa, descreveu Rivas como doce e “estudiosa” para a Rolling Stone, acrescentando: “É tão triste. Ela era muito bonita”.
Apesar de identificar Rivas, ainda há muito que as autoridades não sabem, incluindo a causa da morte. Um relatório no site do Departamento de Legista do Condado de Los Angeles ainda listava sua causa de morte como “adiada”.
A investigação
Muito da informação que vazou sobre a investigação se centrou no Tesla apreendido. O carro foi guinchado do elegante bairro Bird Streets nas Hollywood Hills, e estava no pátio de guincho por três dias antes da polícia ser chamada por causa do cheiro.
Moradores disseram à Rolling Stone que o carro foi avistado em vários lugares ao redor da vizinhança nos meses anteriores, desde o final de maio. A cidade finalmente guinchou o sedã depois que um cidadão reclamou que o carro havia sido abandonado por mais de 72 horas. Fontes da vizinhança disseram que o carro estava parado em seu local final, na Bluebird Avenue, por pelo menos três semanas.
“Ele se movia por aí”, disse um morador à Rolling Stone. “É arrepiante”.
A investigação se intensificou na noite de quarta-feira após o corpo de Rivas ser identificado. Segundo a ABC 7 de Los Angeles, investigadores fizeram uma busca em uma casa na Doheny Place, perto de onde o carro foi abandonado. Após várias horas na casa, a polícia saiu com um computador e outros itens.
D4vd
Além da declaração inicial confirmando que ele estava “cooperando” com as autoridades, representantes de Burke ainda não fizeram comentários públicos. O músico continuou em turnê e fazendo shows em apoio ao seu álbum de estreia, Withered, lançado em abril. Em um show em 9 de setembro (o dia após o corpo ser descoberto) D4vd se apresentou em Minneapolis, onde foi visto jogando Labubus para a multidão e animando sua música hit “Crashing”, com a cantora Kali Uchis. “Não é meu amigo, fiz uma música com ele que está atualmente sendo retirada devido às notícias perturbadoras de hoje”, ela escreveu nas redes sociais após a descoberta do corpo.
D4vd teve uma ascensão impressionante nos últimos anos. Ele se destacou em 2022 com seus singles “Romantic Homicide” e “Here With Me”, ambos ganharam tração significativa no TikTok. Ele lançou seu EP de estreia, Petals to Thorns, em maio de 2023, depois o seguiu alguns meses depois com The Lost Petals.
Embora Burke tenha parecido largamente imperturbado pela investigação, a descoberta inicial do corpo no carro fez com que as empresas de moda Crocs e Hollister recuassem uma campanha que estava programada para apresentar D4vd. “Estamos cientes desta história em desenvolvimento”, disseram as marcas em uma declaração conjunta. “Com respeito à situação atual, removemos conteúdo de campanha apresentando D4vd enquanto a investigação continua”.
Na quarta-feira, conforme as notícias da identificação de Rivas se espalharam, D4vd também teve seu primeiro show cancelado (um show no Showbox SoDo em Seattle). No momento, os próximos dois shows de D4vd ainda estão programados para acontecer conforme planejado: um show em 18 de setembro no Warfield em São Francisco, seguido por um show no Greek Theatre em Los Angeles em 20 de setembro.
Os rumores
A identificação de Rivas desencadeou uma onda de especulação e rumores, especialmente sobre suas possíveis conexões com Burke. Até o momento da publicação, Burke não foi acusado de crimes. A TMZ em particular trouxe à tona várias supostas conexões, incluindo uma foto de Burke que parece mostrá-lo com uma tatuagem “Shhh…” em seu dedo similar à que Rivas tinha. O tabloide também descobriu uma foto de Burke em Lake Elsinore, perto de onde Rivas morava antes de seu desaparecimento. Não está claro quando a foto foi tirada. Uma suposta música vazada e não lançada do D4vd também começou a circular na web, chamada “Celeste”.
O post Tudo que sabemos (e não sabemos) sobre a adolescente desaparecida encontrada em carro registrado no nome de D4vd apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.