
O último ano foi grande para os fãs do Blackpink, pois cada membro do grupo mostrou sua proeza solo lançando excelentes álbuns de estreia: Lisa entregou Alter Ego, Rosé nos deu Rosie, Jennie lançou Ruby, e Jisoo agitou as coisas com Amortage. Apesar de um ano tão grande — especialmente para Rosé com “APT.” — muitos Blinks podem estar se perguntando por que nenhuma das garotas ganhou indicações para Melhor Novo Artista.
O termo “novo” no título da categoria é a palavra-chave aqui. A categoria Melhor Novo Artista reconhece “um acontecimento na consciência pública e um impacto notável no cenário musical” no último ano. O livro de regras afirma que “qualquer artista que tenha alcançado um breakthrough em um período de elegibilidade anterior” não é elegível para o prêmio.
Uma vez que o Blackpink é (sem dúvida) o maior grupo de K-pop da história, e tem sido por anos, seus membros são inelegíveis para a categoria como atos solo. Apesar de seu apelo massivo, o grupo nunca ganhou uma indicação ao Grammy. De acordo com as regras da Recording Academy, os membros de um grupo são considerados parte dessa entidade coletiva, o que significa que quaisquer submissões anteriores ao Grammy feitas sob o Blackpink também se aplicariam a cada uma de suas membros individualmente.
Embora não esteja claro quantas vezes o Blackpink ou suas membros foram submetidas ao prêmio de Melhor Novo Artista no passado, outra limitação é “que um artista não pode ter se submetido para Melhor Novo Artista mais de três vezes anteriormente, seja como um novo artista ou como um artista solo que emergiu de um grupo”.
No Grammy de 2026, os Blinks poderão torcer por Rosé, que ganhou múltiplas indicações por “APT.” com Bruno Mars, incluindo Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance de Duo/Grupo Pop. Ela é a única membro que recebeu indicações ao prêmio.
Embora também não houvesse indicações para o Blackpink (que lançou o excelente single “Jump” em julho), o Grammy de 2026 verá uma ótima representação de girl groups. A categoria Melhor Novo Artista, por exemplo, inclui Katseye.
O Grammy tem sido lento em abraçar a ascensão do K-pop. O BTS tem sido principalmente limitado à categoria Melhor Performance de Duo/Grupo Pop e ainda não ganhou nenhum troféu. Este ano, “Golden” de Kpop Demon Hunters fez história para o gênero, ganhando inúmeras indicações, incluindo Canção do Ano.
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Tomás Mier, no dia 7 de novembro de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: Grammy 2026: veja a lista completa dos indicados
+++ LEIA MAIS: Caetano Veloso e Maria Bethânia são indicados ao Grammy 2026
+++ LEIA MAIS: Os únicos dois nomes a disputarem as 3 categorias de rock do Grammy 2026
O post Por que as Blackpink solo não são elegíveis para o Grammy de Melhor Novo Artista? apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
