
“Por que você está mantendo essa porta da curiosidade fechada?”, questiona Dustin ao Sr. Clarke, quando precisa da ajuda de seu professor de ciências durante mais uma tentativa de resgatar o amigo, Will, do Mundo Invertido. O mesmo poderia ser questionado à Netflix, que tem sido bastante sovina com informações sobre a quinta e última temporada de Stranger Things, que estreia nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, com os seus quatro primeiros episódios.
Embora ninguém esteja preparado para se despedir de Onze, Mike, Dustin, Lucas, Will, Max, Hopper, Joyce e tantos outros personagens, por quem nos apaixonamos ao longo dos últimos anos, a ansiedade para descobrir qual será o destino dos habitantes de Hawkins, e se eles sobreviverão a todas as ameaças que surgiram em suas vidas desde que o nosso mundo colidiu com o Mundo Invertido, é impossível de ignorar.
E já que a Netflix e os irmãos Matt e Ross Duffer, criadores da série de sucesso, estão mantendo essa “porta da curiosidade” bem fechada, a Rolling Stone Brasil investigou e agora revela, nos próximos parágrafos, tudo o que já sabemos sobre a quinta e última temporada de Stranger Things. O que acontecerá nos episódios finais? Qual será o destino desses personagens tão adorados? Quem está de volta para a despedida? E, finalmente, quando poderemos assistir à conclusão dessa história, que conquistou tantos pessoas pelo mundo inteiro? Confira todas as respostas a seguir!
O começo do fim
Em meio aos sons do vento frio e o murmulho das árvores, a voz de uma criança soa na escuridão, cantando uma música familiar… É assim que se inicia o fim de Stranger Things. Enquanto os fãs ainda se recuperavam dos eventos da quarta temporada, os irmãos Duffer já se preparavam para trabalhar na quinta e última temporada da aclamada série da Netflix: “Dia 1”, escreveram em uma rede social em 2 de agosto de 2022.
A pressa para dar início à produção da última temporada, anunciada em fevereiro de 2022, era evitar deixar os fãs esperando mais três anos por novos episódios, como aconteceu entre o lançamento dos terceiro e quarto anos: “Dessa vez, o intervalo deve ser um pouco mais curto, considerando que já temos uma linha inicial para seguir e não esperamos que haja outro hiato forçado de seis meses”, garantiram à Variety na época. Ledo engano.
Não foram seis meses, mas a greve dos roteiristas, que estourou em maio de 2023, colocou um freio na produção por, pelo menos, 148 dias: “A escrita não para quando as filmagens começam. Embora estejamos empolgados para começar a produção com nossos incríveis elenco e equipe, não é possível durante a greve. Esperamos que um acordo justo seja fechado o quanto antes para que todos nós possamos voltar ao trabalho. Até lá, câmbio e desligo”, anunciaram os Duffer em 6 de maio, quase um ano após dar início à produção dos roteiros da temporada final.
No entanto, na mesma velocidade em que baixaram as canetas no início da greve, Matt e Ross voltaram à ativa quando ela chegou ao fim: “Estamos de volta”, escreveram em 27 de setembro. Não demorou muito para que, em 8 de janeiro de 2024, a Netflix anunciasse, com uma foto do elenco reunido, o início das gravações dos últimos episódios. Agora é real: goste ou não, o fim está cada dia mais próximo.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Stranger Things Netflix (@strangerthingstv)
O que esperar do último ano?
Ao longo de quatro temporadas, Stranger Things abriu muitas “portas de curiosidades”, muitas delas quase tão confusas e incertas quanto uma viagem pelo Mundo Invertido. Qual será o destino de Hawkins? O que acontecerá com Onze? E com Will? E Max? Quem sobreviverá a tantos perigos? São muitas questões, mas Finn Wolfhard, que interpreta Mike, garantiu que todas serão respondidas nos episódios finais: “Acredito que [a temporada] responde a uma quantidade absurda sobre o que é Stranger Things, a construção do mundo”, explicou ao Collider, em junho de 2023, seis meses antes do início das gravações do último ano.
Uma das principais questões é, de fato, sobre o universo em que Stranger Things se passa. Afinal, o que é o Mundo Invertido? Até o momento, tivemos algumas pistas sobre a sua mitologia, mas nada foi esclarecido. Sabemos, por exemplo, que o lugar não era permeado por veias viscosas como raízes, como o conhecemos, antes da chegada do vilão Vecna por lá, mas já contava com monstros como o Demogorgon.
Também descobrimos que o tempo por lá passa diferente do mundo real, como se estivesse congelado, desde a época em que Will foi raptado e levado para lá. Porém, o quebra-cabeça continua bastante incompleto. A seguir, confira outros questionamentos que precisam ser esclarecidos na última temporada de Stranger Things:
1. O que acontecerá com Hawkins?
No final da quarta temporada, Vecna consegue concluir o seu plano e extingue o véu que separa o nosso mundo do Mundo Invertido. Com isso, a dimensão sombria começa a se juntar com a nossa, mas ficamos no suspense para saber o que realmente está acontecendo à cidade.
Como Hawkins estará quando a visitarmos novamente? Os irmãos Duffer já adiantaram que a quinta temporada contará com um salto temporal, então talvez vejamos a cidade — e, quem sabe, o resto do mundo — em um estágio pós-apocalíptico, sob o comando do grande vilão interpretado por Jamie Campbell Bower. Consegue imaginar?
2. Max acordará do coma?
Assombrada por Vecna durante todo o quarto ano de Stranger Things, Max resolve deixá-lo entrar em sua mente para enfrentá-lo, mas o plano acaba dando errado. Durante o confronto, o vilão quebra os braços e as pernas dela, deixa a garota cega e faz o seu coração parar de bater.
Com a ajuda de poderes até então desconhecidos, Onze consegue salvar a amiga, mas ela fica em coma. E agora, a garota acordará em algum momento? E, se sim, continuará cega? O desfecho da temporada, com Max e Vecna sobrevivendo, também levanta outras questões: a garota está ligada ao Vecna? Ela precisará se sacrificar para destruir o vilão definitivamente? O futuro não parece tão seguro para a personagem de Sadie Sink.
3. A história (e a sexualidade) de Will será explorada?
Apesar de ter dado início a Stranger Things, Will Byers foi frequentemente escanteado pelos irmãos Duffer ao longo da série, sem que a sua história fosse explorada como as das outras crianças. No quarto ano, tivemos alguns indícios de que Will é gay e, como qualquer adolescente numa situação como essas, sofre com a confusão que a descoberta traz, além de, aparentemente, nutrir sentimentos por um de seus melhores amigos, Mike.
Em entrevista à Variety, em agosto de 2023, os Duffer adiantaram que, nos episódios finais, Will terá uma importância muito maior do que nas últimas temporadas: “Will realmente volta ao centro do palco novamente no quinto [ano]. Esse arco emocional para ele é o que achamos que irá unir toda a série. Will está acostumado a ser o jovem, o introvertido, o que é protegido. Então, parte de sua jornada não é apenas [sobre] a sexualidade – é Will se tornando um jovem”, esclareceu Ross Duffer.
4. Quais casais ficarão juntos?
Mesmo com todos os perigos que enfrentam no dia a dia, os personagens de Stranger Things arrumam um tempinho para namorar. Na terceira temporada, Mike e Onze começaram a namorar e continuaram juntos, mesmo entre altos e baixos. Hopper e Joyce também se entregaram ao amor, mas o romance quase acabou com a suposta morte do xerife. Max e Lucas formaram mais um casal na série, mas terminaram e, agora, a garota está em coma. E Nancy… Bom, ela achava que o seu relacionamento com Jonathan estava firme e forte, mas a reaproximação com o ex-namorado, Steve, pode ter mudado tudo. No final, o amor irá sobreviver a tantos problemas, sejam eles sobrenaturais ou pessoais?
5. Quem irá sobreviver?
Apesar de Game of Thrones ter sido uma das inspirações para os Duffer tirarem Stranger Things do papel, a produção da Netflix nunca foi tão sanguinária quanto a sua colega. É claro que, ao longo dos anos, perdemos adorados personagens, como Barb, na primeira temporada, e Eddie, no quarto ano, mas Onze, Mike, Will, Dustin, Lucas, Joyce, Hopper e muitos outros continuam vivos, mesmo após enfrentarem inúmeros perigos. Só que agora estamos falando da última temporada e tudo pode acontecer.
Gaten Matarazzo, inclusive, declarou que quer ver mais mortes na série: “Pode parecer confuso, mas deveríamos matar mais pessoas. Essa série seria muito melhor se os riscos fossem muito maiores, como se a qualquer momento qualquer uma dessas crianças pudesse se dar mal. Sinto que estamos todos muito seguros”, justificou o intérprete de Dustin durante um encontro com fãs, em fevereiro de 2024.
Uma temporada de despedidas
Millie Bobby Brown tinha apenas 12 anos e alguns créditos em séries como Grey’s Anatomy e Modern Family quando estreou como Onze em Stranger Things. Agora, aos 20 anos, a atriz passou pelas telonas, encabeçou outras produções de sucesso da Netflix e está pronta para dar os próximos passos em sua carreira.
“Quando você está pronta [para se despedir], você fica meio: ‘Certo, vamos fazer isso. Vamos terminar esse último ano. Vamos sair daqui”, declarou em entrevista à revista Glamour, em outubro de 2023. “Stranger Things leva muito tempo para ser filmada e me priva de criar histórias pelas quais sou apaixonada. Então, estou pronta para dizer: ‘Obrigada e adeus’”.
Outros foram menos incisivos que Brown: “Devo toda a minha carreira e todas as oportunidades que tive desde então a essa série, então é muito complicado. Há uma sensação de alívio, há uma sensação de tristeza. Acho que meu objetivo é realmente absorver o máximo que puder enquanto estamos fazendo isso, (…) porque tem sido uma jornada incrível com pessoas tão incríveis”, declarou Joe Keery, o Steve, à Women’s Wear Daily, em agosto de 2023.
Noah Schnapp, o Will, disse à Us Weekly, em janeiro de 2023, que sentirá falta da família que construiu em Stranger Things: “Eu voltei àquele lugar nos últimos dez anos e eles me viram crescer. Definitivamente será triste quando eu disser adeus permanentemente e eu não voltar mais para aquele set”, afirmou.
Mas nem só de despedidas será feita a última temporada de Stranger Things. Em junho de 2023, durante o Tudum: Um Evento Mundial para Fãs, a Netflix anunciou que Linda Hamilton, de O Exterminador do Futuro (1984), estará nos episódios finais da série, o que acabou sendo um problema para a atriz, grande fã do programa: “Eu nunca assisto [a algo] em que estou envolvida. Me ver ali me tiraria completamente da realidade daquilo. Então não assistirei [à quinta temporada]”, declarou à Us Weekly, em fevereiro de 2024. Bom, nós iremos assistir, Linda!
Esse texto e tantos outros estão no especial de Stranger Things lançado pela Rolling Stone Brasil, que revisita a trajetória da série de sucesso da Netflix e prepara os fãs para o derradeiro encerramento após nove anos no ar. Para adquirir, é só clicar aqui.
LEIA TAMBÉM: 5 perguntas que Stranger Things precisa responder em sua 5ª e última temporada
O post O começo do fim de ‘Stranger Things’, um dos maiores sucessos da história da Netflix apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
