
Neil Peart, o gênio da bateria por trás do Rush, nunca escondeu que foi bastante influenciado por John Bonham, do Led Zeppelin, e outros grandes músicos. Gene Krupa, Buddy Rich, Bill Bruford e Phil Collins são alguns nomes mencionados por ele.
No entanto, o canadense também revelou certa vez que idolatrava um determinado baterista, mesmo sem saber seu nome ou exatamente quem era. Posteriormente, o mistério foi revelado. Trata-se de Harold Fisher, que gravou a bateria no disco Movements (1970), de Johnny Harris.
Em 2003, Neil Peart citou essa caso ao responder à equipe da Zildjian sobre suas primeiras influências na bateria. Na época, ele relembrou que não havia o nome do baterista no álbum de Johnny Harris, por isso ficou anos sem saber quem era o músico que ele admirava.
Peart recorda:
“Não havia créditos de músicos no álbum, e foi somente após uma série impressionante de buscas na internet por um amigo meu, Brian French, que descobrimos quem tinha sido meu tutor anônimo. (…) Acabou sendo alguém de quem eu nunca tinha ouvido falar: um baterista de estúdio britânico chamado Harold Fisher. Então, depois de todos esses anos, eu gostaria apenas de dizer: ‘Tiro o chapéu para o Harold.”
Neil Peart destacou (via Far Out Magazine) a versatilidade de Harold Fisher para construir um som que mesclava jazz, rock, funk e soul. Segundo ele, a influência desse ilustre desconhecido foi enorme em seu início de carreira:
“Mais do que tudo, adorei a construção das partes de bateria, tão intrincadamente projetadas e elegantes, em estilos que variam do funk descontraído à energia imponente, e executadas com um som natural e impecável, com tempo e pegada perfeitos. Vinte anos depois, ouvi novamente o disco e percebi o quanto o baterista me influenciou, especialmente na construção das partes de bateria para as músicas — e eu nem sabia o nome dele!”

Neil Peart, Rush e Anika Nilles
Falecido em janeiro de 2020, Neil Peart é considerado um dos maiores bateristas de todos os tempos. Recentemente, o Rush anunciou alguns shows para 2026 e irá homenageá-lo. A baterista alemã Anika Nilles, de 42 anos, foi a escolhida para assumir o posto de Peart na turnê Fifty Something. Ao menos por enquanto, a banda agendou apresentações apenas para a América do Norte.
+++ SAIBA MAIS: Rush homenageia Ace Frehley, do Kiss: ‘autêntico astro do rock’
+++ SAIBA MAIS: Conheça Anika Nilles, baterista que tocará com o Rush na turnê de 2026
+++ SAIBA MAIS: O que pensa família do falecido Neil Peart sobre volta do Rush
O post O baterista que Neil Peart idolatrava mesmo sem saber o nome dele apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
