
Conhecido pelo papel de Marty McFly na icônica trilogia De Volta para o Futuro, Michael J. Fox é um ator canadense-americano que ganhou fama internacional nos anos 1980. Em 1991, enquanto filmava Dr. Hollywood: Uma Receita de Amor, Michael desenvolveu um tremor no dedo mindinho. Após uma consulta no neurologista, ele recebeu o diagnóstico da doença de Parkinson, com somente 29 anos.
Durante algum tempo, o ator manteve a doença em segredo, e continuou se dedicando a papéis no cinema e na TV. Depois de um Emmy e três Globos de Ouro, porém, ele não conseguia mais esconder os indícios. Em 1998, o ator revelou sua condição à imprensa, e em 2000, criou a Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research — fundação dedicada a financiar pesquisas sobre essa condição de saúde.
Atualmente, aos 64 anos, Michael tem quatro filhos com sua esposa, Tracy Pollan: Sam, de 36 anos, Esmé, de 24, e Aquinnah e Schuyler, de 30.
Neste sábado, 15, o ator compareceu a um evento beneficente da fundação, intitulado A Funny Thing Happened on the Way to Cure Parkinson’s (em tradução livre, Uma coisa engraçada aconteceu no caminho para a cura do Parkinson), na Casa Cipriani, em Nova York. Em entrevista à revista PEOPLE, o ator falou abertamente sobre o apoio contínuo de sua família após o diagnóstico.
“Eles são muito prestativos e incríveis”, disse. “Eles sempre estiveram lá para mim e continuam estando, ano após ano”.
Tracy Pollan também comentou sobre a relação entre Fox e seus filhos. “O Michael é muito otimista, o que é maravilhoso, mas é muito importante também entender que este é um grande desafio. É muito difícil para a família, para os cuidadores e, obviamente, para o paciente”, disse ela. “Então é importante reconhecer isso e reconhecer que não é tudo fácil. Não é fácil. É difícil para eles, mas eles comparecem e estão lá para nós.”
A fundação
Hoje, a Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research completa 25 anos, e se consolidou como a maior organização sem fins lucrativos dedicada ao Parkinson no mundo — destinando mais de US$ 2,5 bilhões para ampliar o entendimento da doença.
A fundação foi responsável por avanços históricos na área: em 2023, uma pesquisa identificou pela primeira vez um biomarcador molecular da doença de Parkinson, que facilita o diagnóstico biológico precoce. Além disso, ela foi pioneira na utilização de tecnologias digitais e machine learning para monitorar a progressão da doença, e financia o desenvolvimento de dezenas de terapias promissoras em ensaios clínicos.
“Você não sabe o quanto precisa até saber o quanto foi necessário. Estou muito feliz com o que fizemos. Muito feliz em ver o progresso”, disse Fox à revista PEOPLE em outubro.
No evento do sábado, o anfitrião foi o ator e dublador Denis Leary (A Era do Gelo); Jackson Browne se apresentou como convidado musical, e os comediantes Nikki Glaser e Jon Stewart fizeram números de stand-up. Dentre os convidados, estavam artistas como Meg Ryan, Clark Gregg, Richard Kind, Julianna Margulies, Katie Couric e John Molner.
Em janeiro de 2025, Fox foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil dos Estados Unidos, que reconhece indivíduos com contribuições exemplares para o país.
Em outubro deste ano, ele também lançou seu quinto livro — Future Boy: Back to the Future and My Journey Through the Space-Time Continuum —, uma coletânea de memórias que adentra nos bastidores da famosa trilogia de filmes e traz uma retrospectiva pessoal de Michael sobre fama, criatividade e resiliência.
+++ LEIA MAIS: Os únicos 7 filmes perfeitos da história, segundo Quentin Tarantino
O post Michael J. Fox agradece família pelo apoio em sua luta contra o Parkinson apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
