
Lily Allen retornou às paradas musicais com o lançamento de seu quinto álbum de estúdio, West End Girl, nesta sexta, 24 de outubro de 2025. O disco é o primeiro da cantora britânica em sete anos, sucedendo No Shame (2018).
O álbum foi escrito e gravado apenas 10 dias após seu divórcio com David Harbour, astro de Stranger Things. As 14 faixas misturam beats eletrônicos com uma sonoridade frenética e letras brutalmente honestas, que revelam o sofrimento pelo fim do casamento de quatro anos. Diversos assuntos delicados e experiências pessoais de Allen são reveladas ao ouvinte através das canções.
Em entrevista à Perfect (via NME), a cantora explicou como o término afetou sua saúde e bem-estar. “Tenho problemas profundos com rejeição e abandono, com os quais tenho lutado durante a maior parte da minha vida adulta e provavelmente durante boa parte da minha infância também. E eu estava tendo uma reação extrema às coisas naquela época”, relata.
A artista também afirmou que teve dificuldades para lidar com a vida de solteira. “É difícil para mim não ter a minha pessoa, sabe? Sou uma pessoa bastante codependente. Acho difícil me apoiar nas pessoas que estão disponíveis para mim quando sinto falta do conforto e da estabilidade do que não está disponível para mim.”
Allen e Harbour começaram a namorar em 2019, após se conhecerem no aplicativo de namoro Raya, e se casaram em uma cerimônia íntima em Las Vegas em setembro de 2020. No início de 2025, Allen revelou que se internou em um centro de tratamento para lidar com a “turbulência emocional” da separação.
O motivo do término, segundo a imprensa, foi a descoberta de um caso extraconjugal. O disco contém inúmeras letras que fazem alusão à infidelidade, incluindo a faixa-título, “West End Girl”.
Em “Relapse”, ela canta sobre como este processo ameaçou sua sobriedade, com a qual ela luta desde 2019. “[O álcool e as drogas] eram uma verdadeira válvula de escape para mim. Pessoas que só me conhecem desde a sobriedade dizem: ‘Não consigo imaginar como você é quando está bêbada’. E eu sempre digo: ‘Eu era horrível para caramba’. […] Era divertido por um minuto, mas depois ficava bem sombrio”, contou à Perfect.
Na conversa, Allen também discutiu sobre sua tentativa de viver um casamento aberto, que não funcionou. “Não é algo que eu tenha pensado quando era mais jovem ou antes de me casar”, disse. Em “Ruminating” e “Dallas Major”, ela canta sobre as inseguranças e dificuldades que viveu durante esse período.
Com abordagem metalinguística, em “Let You W/In” Allen canta sobre como ocorreu seu retorno à música, após anos de hiato. A narrativa do disco atravessa momentos de suspeita, paranoia, choque, tristeza e, por fim, atinge um tipo de catarse: em “Just Enough” ela finalmente demonstra aceitação pelo fim do relacionamento. “Acho que você está apaixonada por outra pessoa, senti que você se afastou e agora estou me culpando.”
Quem é Lily Allen

Lily Rose Beatrice Allen, mais conhecida como Lily Allen, é uma cantora, compositora, atriz e apresentadora britânica, e lançou sua própria gravadora em 2011.
Seus dois primeiros álbuns, Alright, Still (2006) e It’s not Me, It’s You (2009) contém hits da década de 2000, como “Smile” e “Fuck You“. No lançamento recente, aos 40 anos, Allen se mantém fiel ao som que a popularizou no início do milênio, carregando uma certa nostalgia nas canções inéditas.
Durante seus anos de hiato, Allen se dedicou a diversas atividades. Ela teve atuações de sucesso em peças de teatro: estreou no West End em 2021, com a peça 2:22 A Ghost Story — pela qual foi indicada ao prêmio Laurence Olivier de Melhor Atriz — e depois atuou em The Pillowman e na produção de Hedda Gabler, de Henrik Ibsen. West End é um distrito que concentra a elite teatral de Londres, e ela utilizou essa referência para criar o título do novo álbum.
Na TV e no cinema, Allen participou da série de comédia Dreamland (2023), interpretando a personagem Mel, e do filme How to Build a Girl (2019), onde interpreta Elizabeth Taylor.
A artista também lançou e co-apresentou o podcast Miss Me?, ao lado de sua amiga Miquita Oliver (que entrou em pausa no mês passado), e publicou uma autobiografia, intitulada My Thoughts Exactly (2018). Em 2022, ela voltou a cantar ao vivo, como convidada especial de Olivia Rodrigo no Festival de Glastonbury e depois no O2, em Londres.
Apesar dos empreendimentos de sucesso, Lily Allen nunca parou de compor – ela só não foi capaz de criar algo que parecesse interessante o suficiente para lançar. Ela sentia que muitos artistas estavam apenas repetindo fórmulas de sucesso, sem originalidade. “[Era] algo observacional sobre a internet e o mundo. Tudo parecia muito óbvio e uma porcaria”, disse em entrevista.
O álbum West End Girl já está disponível em todas as plataformas digitais. Escute aqui.
+++ LEIA MAIS: Lily Allen relembra ex abusivo que a fazia se sentir ‘imunda’
O post Lily Allen desabafa sobre divórcio de David Harbour em novo álbum: ‘Rejeição e abandono’ apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
