
Geddy Lee, do Rush, falou sobre os preparativos para a próxima turnê de reunião da banda — e sobre seu amado Toronto Blue Jays chegando à World Series — em uma nova entrevista à CBC News.
“Bem, estou um pouco sobrecarregado agora, para ser honesto. Alex Lifeson e eu levamos muito tempo tentando descobrir se poderíamos realmente fazer isso de novo,” disse Lee sobre a reação à turnê 50 Something.
“Quando finalmente decidimos, é claro que as pessoas estavam otimistas, mas realmente não esperávamos o tipo de resposta avassaladora que nosso anúncio provocou em nossa base de fãs. Foram semanas notáveis em nossas casas, mas muito emocionante — muito emocionante.”
Lee se apresentou ao vivo apenas esporadicamente desde a morte do baterista do Rush, Neil Peart, em 2020, e à medida que a turnê de reunião continua a expandir cidades e adicionar datas devido à demanda, o baixista disse à CBC News que está “se preparando” para os rigores da turnê.
“Tenho tocado diligentemente há cerca de um ano e meio. E não foi porque planejamos essa turnê há tanto tempo. Eu simplesmente decidi que depois de escrever todos esses livros e ter a experiência de fazer programas de televisão, eu precisava fazer música novamente,” disse Lee.
“Então tenho me exercitado regularmente tentando colocar meus dedos, esses pequenos dígitos, de volta em forma. E, é claro, desde que decidimos fazer a turnê, estou malhando pesado, e Alex também. Mas vamos estar prontos. Estamos trabalhando nisso. Vamos dedicar muitas horas a isso.”
Lee acrescentou que o Rush não fará shows de três horas como “em nossos anos mais jovens, mas certamente vamos tocar por mais de duas horas. E vamos fazer muitas músicas, com certeza.”
Para a turnê de reunião, o Rush recrutou a baterista Anika Nilles, que foi altamente recomendada pelo técnico de baixo de Lee depois que os dois trabalharam juntos na última turnê de Jeff Beck, onde Nilles serviu como baterista daquele guitarrista.
“Foi uma decisão muito difícil voltar à estrada, e [a morte de Peart] foi o principal obstáculo, obviamente. Como substituir o insubstituível, por assim dizer?,” disse Lee.
“E tivemos a sorte de ser apresentados ao nome Anika Nilles através de um membro da minha equipe de estrada — meu técnico de baixo Skully, que estava em turnê com Jeff Beck — e ela era a baterista de Jeff Beck em sua última turnê. E ele voltou daquela turnê elogiando muito ela. Então, quando tomamos a decisão de ver como seria tocar com outra baterista, entramos em contato com ela, e ela é simplesmente uma pessoa fantástica. E ela veio ao Canadá e nós muito discretamente nos esgueiramos para um estúdio e ensaiamos por cerca de uma semana. E no final, estávamos convencidos de que isso funcionaria para nós. Sim, ela é simplesmente uma musicista tremenda.”
Lee continuou: “Quando ela veio aqui [ao Canadá] pela primeira vez, começamos a tocar algumas das músicas, tentando traduzir a música do Rush para alguém que não cresceu como fã do Rush; ela não era fã do Rush. Ela sabia, é claro, da forma de tocar de Neil — todo baterista sabe quem Neil é, ou era, eu deveria dizer — então foi uma tarefa um pouco assustadora. E tivemos que passar por cada música e explicar as nuances da música e a natureza idiossincrática de como nossas músicas são montadas. Então, às vezes ela ficava um pouco sobrecarregada, mas ela é uma trabalhadora incrivelmente dedicada. Ela tem uma grande facilidade técnica e simplesmente tem uma atitude muito positiva, e isso é muito bom para Alex e eu estarmos por perto agora.”
Nem tudo foi preparação para a turnê para Lee, já que o baixista foi fotografado sentado atrás do home plate e aproveitando um momento crucial da campanha do Blue Jays rumo à World Series no início desta semana. “Nunca ouvi uma multidão tão barulhenta, tão elétrica e tão sincronizada,” disse Lee sobre quando George Springer, do Blue Jays, acertou um home run decisivo da série para levar Toronto à World Series.
+++LEIA MAIS: O baterista que Neil Peart idolatrava mesmo sem saber o nome dele
+++LEIA MAIS: O Rush se contradisse sobre sua volta — e todos saímos ganhando [OPINIÃO]
O post Geddy Lee fala sobre turnê de reunião do Rush em nova entrevista: ‘Eu precisava fazer música novamente’ apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
