Future está sendo processado por suposta violação de direitos autorais relacionada à capa de Mixtape Pluto (2024). O fotógrafo Garey C. Gomez alega que a imagem da casa do coletivo Dungeon Family foi usada como arte da capa e em produtos de merchandising sem licença ou compensação, segundo documentos obtidos por AllHipHop.
No processo, que também nomeia Titol Retail LLC e Wilburn Holding Company Inc. (empresas ligadas ao selo Freebandz de Future), Gomez afirma ter tentado um acordo com a equipe do rapper, sem sucesso. Ele busca reparação financeira, lucros obtidos com a arte e uma ordem judicial que impeça o uso contínuo da imagem.
Gomez afirma nunca ter concedido licença para o uso da foto nem recebido pagamento. Ele acusa Future e suas empresas de usarem a imagem sem autorização, inclusive em produtos promocionais ligados ao álbum.
O uso da casa Dungeon Family como tema visual para Mixtape Pluto foi interpretado como tributo à história musical de Atlanta e ao legado do coletivo. Mas esse aspecto simbólico não anula as reivindicações legais.
Future em 2024
Mixtape Pluto estreou no topo da Billboard 200, marcando o terceiro álbum número um de Future em apenas seis meses. A mixtape de 47 minutos conta com produção de nomes como Southside, Wheezy e London on da Track.
Ouça o projeto:
Antes desse projeto solo, Future lançou dois álbuns colaborativos com Metro Boomin: We Don’t Trust You (2024) e We Still Don’t Trust You (2024). Os lançamentos ajudaram a manter sua presença no topo das paradas e foram o pontapé inicial para as brigas e tensões na cena do hip hop, especialmente entre ele, Metro e Drake.
+++LEIA MAIS: Roddy Ricch adia pela quinta vez seu novo disco, The Navy Album
O post Future enfrenta processo por uso não autorizado de imagem na capa de projeto apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.