
Enquanto abóboras, bruxas e fantasmas já estão entupindo tudo, desde corredores de supermercados até jardins suburbanos, não seria verdadeiramente a temporada assustadora sem uma controvérsia que combine um amor genuíno pelo oculto com o bom e velho pânico satânico. E este ano, o foco está firmemente na empresa de bem-estar do sono Hatch, depois que alguns anúncios temáticos de Halloween geraram várias acusações virais de energia demoníaca no TikTok.
“Hatch é demoníaco”, disse uma usuária do TikTok em um vídeo que agora tem bem mais de três milhões de visualizações. “Se você tem um Hatch, precisa jogá-lo fora agora mesmo”.
Mais conhecida por suas máquinas de sons e despertadores virais, a Hatch é constantemente promovida no TikTok, apenas uma das inúmeras empresas cujos produtos prometem corrigir padrões de sono e ajudar as pessoas a acordarem mais facilmente. Mas antes do fim de semana de Halloween, a Hatch teve um pequeno mas incrivelmente barulhento contingente de cristãos no TikTok postando vídeos de si mesmos jogando fora seus aparelhos Hatch — e acusando a empresa de ser demoníaca.
A Hatch lançou uma série de anúncios temáticos de Halloween vinculados ao retorno da temporada assustadora de feriados. Mas o maior deles foi Goodnight, Phone, um esquete curto estrelado pela atriz de Chilling Adventures of Sabrina (2018) e Mad Men (2007), Kiernan Shipka. O anúncio retrata Shipka como uma mulher normal que, após uma mudança estressante para uma nova casa, é assombrada por uma rotação constante de rolagem interminável nas redes sociais, noites tardias e fadiga — representada por um duplo monstruoso de si mesma. A resposta para todos esses problemas? De acordo com o anúncio, é comprar um despertador Hatch. Mas para alguns usuários cristãos do TikTok, o vídeo não é uma jogada de marketing inteligente com um toque de Halloween. É prova de que um dos despertadores mais populares do mercado está enchendo as casas das pessoas com influências demoníacas.
Na última semana, dezenas de cristãos no TikTok — muitos deles mães — postaram vídeos jogando fora suas máquinas Hatch e incentivando outros a jogá-las fora também. Um dos vídeos mais populares sobre o assunto é de uma criadora cristã chamada Charity, que postou um vídeo para seus 16 mil seguidores dizendo que estava “perturbada” pelos anúncios de Halloween da Hatch, mas ainda mais convencida de influências demoníacas depois de ler os materiais de marketing da empresa. “Agora, por que uma empresa que vende máquinas de sons para adultos e também crianças pequenas e bebês promoveria seu produto usando filmes de terror?”, ela disse. “O estranho é que a própria Hatch admitiu praticar adivinhação para criar seus sons. Em sua página da web, eles realmente afirmam que acreditam que o sono é um ritual e que devemos ter um ritual noturno para adormecer”.
Quando contatada para comentário pela Rolling Stone, Charity disse que mantém seu vídeo sobre a Hatch — esclarecendo que não acha que um objeto inanimado possa realmente abrigar um demônio, mas que os comerciais de Halloween a deixaram desconfortável.
“Eu não estava querendo dizer a ninguém o que fazer ou não fazer quando se trata da empresa ou do Halloween em geral. Depois de muitas experiências na minha vida, está claro para mim que, como crente em Cristo Jesus, não quero estar associada à escuridão”, ela diz. “Somos chamados a ser a luz deste mundo. Muitas pessoas discordaram e continuarão a discordar de mim sobre esta situação, e todos têm o direito de ter suas próprias opiniões e crenças”.
@mamaarixo I will not support @Hatch for Sleep who is OPENLY BLASPHEMOUS. It’s not just about the creepy ad.. it’s the blatant DISRESPECT & evil against the KING OF KINGS. I will be turning these machines into dust so that can’t be used by anyone else. #hatch #hatchsoundmachine #christianmom ♬ original sound – PRODSICC
Embora alguns criadores cristãos pareçam estar levando as alegações demoníacas muito a sério, a reação negativa contra a Hatch se tornou um pouco de um meme online, com usuários acusando as mulheres de estarem em psicose religiosa ou simplesmente ridículas. Muitos dos comentários nos vídeos exploram a comédia dos avisos. “meu filho começou a levitar quando tínhamos o hatch no quarto dele”, brincou um comentarista. “Agora ele só entoa frases estranhas em latim de vez em quando”. “A única coisa demoníaca sobre meu hatch é o alarme às seis da manhã”, diz outro. Depois que os vídeos viralizaram, a Hatch lançou sua própria declaração sobre as acusações demoníacas, rejeitando a ideia de que a empresa estava promovendo guerra espiritual com seus despertadores.
“Chegou à nossa atenção que nosso recente anúncio de Halloween pode ter deixado algumas pessoas nervosas”, disse a Hatch em um comunicado em suas páginas de mídia social. “Para deixar claro: não quisemos dar a entender que nossos aparelhos são literalmente possuídos por forças obscuras. Estávamos simplesmente tentando mostrar como nossos telefones assombram nossas almas, roubam nosso sono e inundam nossos olhos com luz azul profana. Coisa totalmente diferente. Esperamos que isso esclareça”. Quando a Rolling Stone entrou em contato com a Hatch para comentar, a empresa disse que “as únicas forças obscuras que pretendíamos destacar eram os males da rolagem interminável antes de dormir. No fim das contas, nossa missão é simples: ajudar todos a terem seu melhor sono”.
Mas para aqueles que ainda não estão convencidos de que sua máquina Hatch não veio para sua casa com um demônio anexado, a empresa está incentivando qualquer pessoa preocupada a enviar seu produto Hatch de volta como parte de seu programa recém-renomeado RePOSSESED, que permite que as pessoas comprem versões reformadas e usadas de seus produtos por um preço mais barato. Talvez outra pessoa possa usar alguns espíritos obscuros para ter uma boa noite de sono.
O post Despertador com máquina de sons gera acusações demoníacas no TikTok apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
