A Mubi anunciou nesta terça-feira (30) que O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) e candidato do Brasil ao Oscar 2026, chegará aos cinemas do Reino Unido em 20 de fevereiro. Estrelado por Wagner Moura (Praia do Futuro), o filme estreia no país apenas dois dias antes da cerimônia do Bafta, marcada para 22 de fevereiro, o que pode limitar o impacto de sua campanha na premiação britânica. Entenda a seguir:
Como funciona o Bafta?
O Bafta funciona de maneira distinta em relação ao Oscar. A premiação organiza suas categorias em diferentes fases de votação: primeiro, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, um júri elege as chamadas longlists, que reúnem uma dezena de pré-indicados em cada categoria. Na sequência, entre 9 e 20 de janeiro, acontece uma nova rodada para selecionar os cinco finalistas de cada disputa. Por fim, a última votação, que define os vencedores, acontece entre 28 de janeiro e 17 de fevereiro.
Como a data de estreia pode impactar a campanha para o Bafta 2026?
Com esse calendário, a estreia tardia de O Agente Secreto praticamente impede que o longa seja amplamente visto pelo público britânico durante as etapas decisivas da votação. Apesar de contar com sessões especiais para os votantes do Bafta — caso a produção e a distribuidora as promovam —, um lançamento mais antecipado em circuito comercial ajudaria a ampliar o “buzz” em torno do filme — vale dizer que os votantes NÃO assistem a todos os filmes, eles priorizam os mais falados, e ter um lançamento tardio só dificulta isso.
O caso lembra o que ocorreu com Ainda Estou Aqui no Bafta 2025. O longa de Walter Salles (Central do Brasil) estreou no Reino Unido apenas depois da premiação. Apesar da indicação a Melhor Filme em Língua Não Inglesa, o filme acabou perdendo para Emilia Pérez. Analistas chegaram a apontar que Fernanda Torres (Terra Estrangeira) poderia ter tido mais chances de disputar uma indicação em Melhor Atriz — categoria que costuma selecionar seis nomes — caso a campanha tivesse contado com maior visibilidade em terras inglesas.
Vale lembrar que a temporada de premiações costuma destacar produções que vão acumulando vitórias ao longo do caminho. Foi o caso da atriz Mikey Madison, por Anora, que saiu consagrada do Bafta 2025 e consolidou sua trajetória até vencer o Oscar de Melhor Atriz. Um calendário mais estratégico de lançamento costuma ser decisivo para que um título se mantenha em evidência e crie uma narrativa de favoritismo.
Além do Reino Unido, a Mubi é responsável pela distribuição de O Agente Secreto na Irlanda, Índia e em vários países da América Latina, enquanto a NEON cuida do lançamento nos Estados Unidos. No entanto, para o Bafta, onde a presença no mercado britânico é determinante, a data escolhida deve enfraquecer a corrida do filme nas principais categorias.
Embora o longa brasileiro ainda mantenha força e certo favoritismo a indicações em sua trajetória rumo ao Oscar, a decisão de estrear apenas às vésperas do Bafta 2026 pode fazer com que perca espaço na maior premiação do cinema britânico — um detalhe estratégico que pode pesar também na temporada como um todo.
Qual é a história de O Agente Secreto?
A trama é ambientada na década de 1970 e gira em torno de Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. No entanto, logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.
Além de Moura, o elenco de O Agente Secreto ainda conta com Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo), Rubens Santos (Aquarius), Udo Kier (Bacurau), Thomás Aquino (DNA do Crime), Suzy Lopes (Paloma), Buda Lira (Mais Pesado É o Céu), Carlos Francisco (Marte Um), Wilson Rabelo (Bandida: A Número Um) e Laura Lufési. Assista ao primeiro trailer completo do longa a seguir:
Destaque em Cannes
Durante a sua passagem pelo Festival de Cannes, O Agente Secreto levou quatro prêmios, dois da cerimônia oficial e dois paralelos, com destaque para Wagner Moura, que se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a honraria de Melhor Ator no festival, o Le Prix d’Interprétation Masculine.
Ele se junta a Fernanda Torres (Melhor Atriz por Eu Sei Que Vou Te Amar em 1986) e Sandra Corveloni (Melhor Atriz por Linha de Passe em 2008) no grupo de atuações premiadas com a maior honraria de atuação no prestigiado festival de cinema.
Além disso, Kleber Mendonça Filho foi o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de Melhor Direção (Le Prix de la Mise en Scène) desde Glauber Rocha, que conquistou a honraria com O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, em 1969.
Antes da cerimônia oficial, O Agente Secreto já havia vencido dois importantes prêmios paralelos, o Prêmio da Crítica, oferecido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI), e o Prix des Cinémas Art et Essai, atribuído pela associação francesa de exibidores independentes.
Quando estreia O Agente Secreto?
Além de dirigir, Kleber Mendonça Filho também é responsável pelo roteiro de O Agente Secreto, que estreia em 6 de novembro de 2025 nos cinemas brasileiros. “Mal podemos esperar para ver as salas de cinemas cheias pra conferir o filme”, celebrou a Vitrine Filmes, responsável pela distribuição nacional da novidade, nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM: ‘O Agente Secreto’: Marcado para morrer no Carnaval de Recife
Note: There is a poll embedded within this post, please visit the site to participate in this post’s poll.
O post Data de estreia de ‘O Agente Secreto’ no Reino Unido pode impactar campanha do Bafta 2026 apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.