A saída de Nicko McBrain do Iron Maiden, anunciada em dezembro de 2024, ainda rende comentários no universo da banda. Desta vez, foi o chefão Steve Harris quem refletiu sobre o tema.
Em entrevista à Rock Candy (via site Igor Miranda), o baixista e líder do Maiden revelou como se deu o processo que selou o fim da passagem de Nicko pelo grupo.
De acordo com Steve, partiu do próprio baterista a iniciativa de deixar a banda, ao menos em relação a compromissos de turnê. O afastamento ocorreu devido a limitações físicas decorrentes de um mini-AVC sofrido em janeiro de 2023.
Conforme relato do baixista, Nicko manteve-se firme quando comunicou aos demais integrantes sobre a saída e não abriu espaço para que tentassem demovê-lo de sua decisão. A banda precisou definir apenas se iria continuar ou não sem ele.

Steve recorda:
“Para ser sincero, realmente não tivemos escolha e tivemos que fazer a mudança depois que Nicko teve seus problemas de saúde. Foi o que foi, e tínhamos uma decisão a tomar, se queríamos continuar ou não. Obviamente, tínhamos uma turnê agendada na época em que aconteceu (The Future Past Tour) e o resto de nós queria continuar. Mas no final, depois de passarmos por tudo isso, foi decisão do Nicko se retirar e todos nós respeitamos o fato de que ele decidiu fazer isso.”
Nicko McBrain fora do Iron Maiden
Nicko McBrain estava com 72 anos na ocasião — agora já fez 73 — e se sentia frustrado por não conseguir oferecer sua melhor performance em todos os shows.
No começo de 2025, ele falou ao Chaoszine (via Blabbermouth / site Igor Miranda) sobre essa condição e o motivo de ter optado por sair do Iron Maiden:
“Eu meio que tomei uma decisão quando chegamos à América do Norte (possivelmente em outubro de 2024, para uma das últimas etapas da turnê) e conversei com os caras sobre isso, principalmente Steve (Harris), e depois com os empresários. E todo mundo disse: ‘Ok. Se é isso que você quer fazer, nós entendemos’, considerando minha deficiência, desde meu derrame (mini-AVC sofrido em 2023) e tudo o mais.”
Apesar da decisão irrevogável, Nicko não escondeu a frustração:
“Quando você se acostuma a ser capaz de fazer algo por, tipo, 50 anos de sua carreira… O sentimento que eu tinha era frustração, porque eu sabia que eu podia fazer as coisas, mas eu não conseguia fazer, fisicamente ou mentalmente, porque há muita coisa mental acontecendo.”
A banda atualmente
Com a saída, Simon Dawson assumiu a bateria nas apresentações ao vivo do Iron Maiden. No entanto, Nicko ainda aparece listado como integrante oficial da banda.
Atualmente, o Iron Maiden celebra 50 anos de carreira com a turnê “Run for Your Lives”, que teve início em maio, na Europa, e irá passar pelo Brasil em 2026, segundo Bruce Dickinson.
+++ LEIA MAIS: 5 descobertas sobre o futuro do Iron Maiden — Vai acabar? Vem ao Brasil?
+++ LEIA MAIS: 5 descobertas da 1ª entrevista de Nicko McBrain desde saída do Iron Maiden [LISTA]
+++ LEIA MAIS: Iron Maiden fará show no Brasil em 2026, diz Bruce Dickinson
O post Como o Iron Maiden resolveu situação com Nicko McBrain, agora fora da banda apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.