
Normalmente, o perfil de Instagram do Metallica divulga publicações sobre a própria banda, com vídeos de shows, avisos de turnê e materiais de fãs. No entanto, o vocalista e guitarrista James Hetfield abriu uma exceção para outra lenda do rock.
Hetfield e seus colegas estão na Austrália para vários shows de sua turnê M72. Enquanto passava por Melbourne, o frontman decidiu prestar seu respeito a um ídolo ao visitar a estátua de Bon Scott que fica na AC/DC Lane, uma travessa na cidade conhecida por seus murais dedicados à banda local.
Scott foi a voz dos primeiros álbuns do AC/DC. Ele entrou para o grupo em 1974, ano seguinte à fundação, e permaneceu até 1980, quando faleceu aos 33 anos.
Metallica e AC/DC
A história do Metallica com o AC/DC vai além de mera admiração. Os gigantes do thrash metal foram atração de abertura para os australianos em 1991, em uma experiência que marcou muito os integrantes.
Em entrevista de 2019 ao programa de TV A Life On The Road (transcrição via TMDQA), apresentado por Brian Johnson — sucessor de Scott como vocalista —, o baterista Lars Ulrich relembrou o período. Ele disse:
“Tocar com vocês nessa turnê em 1991, que foi a última vez que realmente abrimos para alguém, foi como estar no paraíso, tendo a chance de estar perto de vocês e observá-los todas as noites por seis semanas.”
Curiosamente, Ulrich já creditou o AC/DC também pela mudança de mentalidade sonora que levou ao sucesso internacional do Metallica. Em entrevista ao Music Radar esse ano, o baterista revelou como o grupo australiano influenciou o trabalho homônimo de 1991, conhecido como Black Album.
Ele contou:
“Em 1990, passei seis meses escutando só AC/DC. Isso alterou completamente minha abordagem com relação à composição.”
A mudança em questão foi abandonar as músicas longas e as batidas rápidas dos álbuns anteriores, marca registrada da banda, em prol de canções mais curtas e diretas. A decisão se provou acertada: Black Album vendeu mais de 30 milhões de cópias e virou um dos discos mais bem-sucedidos da história do rock. O primeiro dessa lista? Back in Black (1980), do AC/DC.
AC/DC no Brasil
Após mais de 15 anos afastado do Brasil, o AC/DC faz seu retorno triunfal ao país em 2026. Serão três shows no Estádio MorumBIS, em São Paulo, nos dias 24 de fevereiro, 28 de fevereiro e 4 de março. Todas as apresentações terão abertura do The Pretty Reckless e já estão esgotadas.
+++ LEIA MAIS: Relembre todas as passagens do AC/DC pelo Brasil
+++ LEIA MAIS: Metallica ou Megadeth? Kerry King revela sua preferida e zoa ao explicar razão
+++ LEIA MAIS: Todas as músicas do Metallica que Dave Mustaine compôs ou ajudou a criar
O post A rara banda a ganhar homenagem de James Hetfield no Instagram do Metallica apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
