
Billy Corgan acabou de conhecer uma das bandas mais quentes do momento — e fez piada com o nome dela. O vocalista do Smashing Pumpkins estava participando do programa Track Star do YouTube, onde artistas escutam músicas misteriosas e tentam adivinhar o título e o artista.
Quando Corgan ouviu “Au Pays du Cocaine”, do novo álbum Getting Killed da banda Geese, ele ficou confuso. Depois de alguns segundos, tirou o fone de ouvido e soltou seu palpite: “Tem uma vibe Springsteen aí”. Errado.
Quando o apresentador Jack Coyne revelou que era Geese, Corgan riu e quis deixar claro que sabia que existia também a banda Goose (uma das maiores jam bands dos EUA). “Eles deveriam ter uma luta”, brincou. “Goose versus Geese“.
Vale destacar que a palavra Geese é o plural de Goose no inglês (gansos/ganso).
A reação de Corgan acontece num momento em que Geese está conquistando figuras importantes da música. Dias antes, Nick Cave se pronunciou sobre a banda com elogios efusivos. Ele descreveu como a música deles o faz se sentir “feliz” — uma declaração forte vindo de alguém como Cave. Ele mencionou especificamente como os tambores e os gritos do vocalista Cameron Winter na faixa “Getting Killed” conseguem arrancar toda a preocupação e deixar só o puro sentimento.
Getting Killed, lançado em setembro, foi recebido com extremamente bem pela crítica especializada.
Fora dessa conversa, Corgan também falou sobre suas influências durante o episódio. Ele não poupou elogios para os Beatles, chamando-os de “a maior banda de todos os tempos”. Defendeu John Lennon como seu “guia supremo” porque provou que é possível escrever músicas que mudam o mundo e ainda vender milhões de discos sem perder credibilidade artística.
Ele também colocou Joy Division no topo da lista de bandas importantes e chamou Siouxsie and The Banshees de “uma das mais subestimadas de todos os tempos” e “grande influência na minha música”.
Corgan está numa fase intensa agora. O Smashing Pumpkins está em uma residência de sete noites na Lyric Opera House em Chicago, onde toca Mellon Collie and The Infinite Sadness ao lado de uma orquestra de 60 músicos. A banda acabou de lançar também uma versão remasterizada com 80 minutos de áudio inédito dos shows de 1996 que acompanharam o álbum.
Enquanto isso, Geese continua em ascensão. A banda vai fazer turnê pela Austrália, Japão, Europa e Reino Unido em 2026, com paradas extras em Glasgow e Londres que foram adicionadas por alta demanda. Eles também devem tocar no Coachella.
Goose, por sua vez, lançou Chain Yer Dragon em agosto. Mas parece que Billy Corgan acha que essa briga entre Geese e Goose só teria um vencedor.
+++ LEIA MAIS: A banda de rock alternativo mais influente da história, segundo Billy Corgan
+++ LEIA MAIS: Geese dá vida a ‘Getting Killed’ em performance para ‘From the Basement’
O post O comentário inusitado de Billy Corgan (Smashing Pumpkins) ao conhecer Geese apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
