
A possibilidade de o Queen se apresentar ao vivo utilizando um holograma de Freddie Mercury — e talvez até do recluso baixista John Deacon — parece ser algo cada vez mais real.
Já há algum tempo, o guitarrista Brian May se diz inclinado a levar a banda para uma série de shows no The Sphere, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A moderníssima casa de shows é conhecida pela estrutura tecnológica que oferece.
Para o líder atual do Queen, seria como juntar o útil ao agradável, revivendo a formação clássica do grupo britânico por meio de “coisas imersivas”.
Em entrevista recente ao site Big Issue (via Music Radar), May falou sobre esses planos. Inicialmente, ele disse:
“Freddie ainda está vivo através da música que ouvimos o tempo todo. De certa forma, John ainda está conosco da mesma maneira, mas agora temos muitas outras oportunidades.”

O guitarrista, então, falou mais especificamente:
“Quero dizer, coisas imersivas, como o The Sphere em Las Vegas, permitirão que as pessoas vivenciem de forma muito próxima o que era para nós quando éramos Freddie, John, Brian e Roger (Taylor). E isso me atrai muito. Não seria apenas exibir imagens antigas ou algo do tipo. Seria recriar o Queen como se estivéssemos criando a banda hoje. Estou muito entusiasmado com a ideia de podermos ser o Queen original novamente.”
Hologramas do Queen
Brian May comentou que já havia momentos de interação com o saudoso Freddie Mercury nos shows anteriores do Queen, mas que a ideia é ir além e, quem sabe, recorrer a hologramas:
“Há muito tempo que tocamos ‘Love of My Life’ nos nossos shows do Queen. E no final, Freddie entra e se junta a mim em vídeo. É algo bem simples, mas é uma forma de envolver o Freddie, e acho que podemos levar isso muito mais longe.”
Experiência anterior com outro ícone do rock
Curiosamente, uma das primeiras pessoas a experimentar esse tipo de tecnologia não pretende mais fazê-lo. Wendy Dio, que promoveu a aparição de Ronnie James Dio como holograma no Wacken Open Air de 2016, afirma que não irá repetir essa estratégia.
Em entrevista de 2023 ao canal Interviewing the Legends with Ray Shasho (via Ultimate Guitar), a viúva de Dio declarou:
“(O holograma) funcionou por um tempo. Foi 50-50 — 50% das pessoas adoraram, 50% odiaram. Acabou. Foi um experimento. Nós fizemos. Acho que funcionou bem na época. Mas não vou fazer isso de novo.”
+++ LEIA MAIS: A recente confissão de Brian May sobre derrame sofrido em 2024
+++ LEIA MAIS: Nem colegas de Queen sabiam de improviso vocal de Freddie Mercury no Live Aid
+++ LEIA MAIS: Queen revela sonho de fazer residência em Las Vegas no Sphere com Adam Lambert
O post Queen considera show com hologramas, segundo Brian May apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
