
Todo mundo está cansado de saber sobre a admiração de Noel Gallagher pelos Beatles, mas isso se resume à música. O guitarrista do Oasis não é tão fã de certos integrantes do grupo como pessoas.
Em entrevista de 2002 à revista Now (via Oasis Interview Archive), Noel discutiu o então novo álbum do Oasis, Heathen Chemistry (2002). Quando a conversa chegou na sua relação com o irmão Liam e suas contribuições ao trabalho, o músico comparou à sua opinião sobre John Lennon e Paul McCartney.
Ele disse:
“Eu ainda acho o Liam um c*zão. Eu consigo separar os dois – a música e a pessoa por trás. Digo, eu gosto da música de John Lennon, mas acho que ele era provavelmente um dos maiores c*zões a tocar uma guitarra. Eu gosto da música do McCartney, mas ele era um tremendo c*zão – e ainda é.”
Sobrou até para outro rockstar. O Gallagher mais velho declarou:
“Gosto da música de Keith Richards [guitarrista dos Rolling Stones], e ele é um c*zão.”

Paul McCartney vs. Noel Gallagher
Ao longo dos anos, Paul McCartney falou sobre o Oasis por diversas vezes. Nem sempre os comentários foram positivos. E havia motivo para isso.
Em 1996, Noel Gallagher disse à MTV que os dois álbuns iniciais do Oasis, Definitely Maybe (1994) e (What’s The Story) Morning Glory? (1995) faziam sua banda ser maior que os Beatles.
Embora o guitarrista tenha dito em 2015 que estava sob efeito de entorpecentes quando disse isso, McCartney não gostou nada do que ouviu. Ao jornal Irish Times, em 1997, o Beatle definiu os Gallaghers como “vulgares” e afirmou que eles “pensam demais em si próprios”. “Não significam nada para mim”, completou.
Com o passar dos anos, os integrantes do Oasis começaram a tomar mais cuidado em suas entrevistas. Naturalmente, Paul McCartney também aliviou para o lado deles. Mas em 2001, durante entrevista ao radialista Howard Stern, o Beatle disse que só começou a criticá-los porque eles já estavam falando bobagem antes.
“Todo mundo pergunta o que eu acho do Oasis, já que eles soam tão como os Beatles. Cansei dessa pergunta. Mas eu respondia: ‘eles são ok, desejo boa sorte’. São jovens e o mundo é complicado, então, só quis ajudar. Mas aí eles começaram a falar mal de nós, dizer que são muito melhores, então isso me chateou. Não falei tão mal deles, só disse que eles são vulgares.”
Em sessão de perguntas e respostas de 2015 em seu site (via Rolling Stone EUA), McCartney destacou que gostaria de ver a volta do Oasis — sacramentada apenas em 2024.
“Meu conselho para eles? Basta se reunir e fazer boas músicas. Mas eles têm que querer fazer isso. Muitas pessoas gostariam que eles fizessem isso. São caras muito legais.” Não sei se eles vão fazer as pazes. Seria bom porque acho que todo mundo gosta que irmãos se gostem e façam as pazes. É uma pena, porque eles são muito bons juntos. Como muitos irmãos, eles são loucos, mas seria bom se eles ficassem juntos.”
No fim das contas, McCartney prestigiou a banda em setembro deste ano durante um show da turnê de retorno em Los Angeles. Quando perguntado por um paparazzo o que achou da performance, o músico respondeu com uma palavra:
“Fabuloso!”
Oasis no Brasil
A turnê de reunião do Oasis aterrissa no Brasil logo mais. Os irmãos Gallagher e companhia tocam nos dias 22 e 23 de novembro no Estádio MorumBIS, em São Paulo.
+++ LEIA MAIS: Oasis em São Paulo: Nova leva de ingressos disponível para shows esgotados de novembro 2025
+++ LEIA MAIS: Liam Gallagher sobre novos shows do Oasis: ‘Sei coisas que vocês não sabem’
+++ LEIA MAIS: O motivo que fez Liam Gallagher xingar um fã durante um show na Austrália
O post Os dois músicos dos Beatles chamados de ‘c*zões’ por Noel Gallagher apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
