A partir do próximo dia 16 de outubro, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos maiores eventos de cinema do Brasil e da América Latina, apresenta a sua 49ª edição, que permite cinéfilos e entusiastas da sétima arte conferir centenas de produções inéditas, obras de diretores consagrados e novos talentos em sessões distribuídas por toda São Paulo e região.
Para ajudar com a maratona cinematográfica, a Rolling Stone Brasil preparou uma lista com 15 produções internacionais para ficar de olho na Mostra de São Paulo 2025, incluindo Frankenstein, novo longa de Guillermo del Toro (Pinóquio), Bugonia, com Emma Stone (Pobres Criaturas) e No Other Choice, do diretor sul-coreano Park Chan-wook (Oldboy). Confira:
Frankenstein
Em Frankenstein, Victor Frankenstein (Oscar Isaac), um cientista brilhante porém egocêntrico, dá vida a uma criatura em um experimento monstruoso que acaba levando à ruína tanto do criador quanto de sua trágica criação. Uma releitura do romance clássico de Mary Shelley pelo diretor Guillermo del Toro.
Bugonia
Em Bugonia, dois jovens obcecados por teorias da conspiração sequestram a poderosa CEO de uma grande empresa (Emma Stone), convencidos de que ela é uma alienígena com a intenção de destruir o planeta Terra.
No Other Choice
Em No Other Choice, Man-su, especialista em fabricação de papel com 25 anos de experiência, leva uma vida tão plena que pode dizer a si mesmo, com convicção: “Tenho tudo o que preciso”. Ao lado da esposa Miri, dos dois filhos e de seus cães, vive dias felizes, até ser surpreendido pela notícia de que foi demitido. O choque é devastador, mas, ainda assim, Man-su promete a si mesmo que encontrará um novo emprego em três meses pelo bem da família. Porém, a realidade se revela bem mais complicada. Apesar da determinação, ele passa mais de um ano pulando de entrevista em entrevista e se sustentando com um trabalho no comércio. Em pouco tempo, começa a correr o risco de perder a casa pela qual tanto lutou. No desespero, aparece de surpresa na Moon Paper para entregar seu currículo, mas acaba humilhado pelo gerente de linha Sun-chul. Convencido de que é mais qualificado do que qualquer candidato para trabalhar na empresa, Man-su toma uma decisão drástica: “Se não existe uma vaga para mim, vou ter que criá-la”.
Foi Apenas um Acidente
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Foi Apenas Um Acidente, de Jafar Panahi, começa como um pequeno acidente desencadeia uma série de crescentes consequências.
O Som da Queda
O Som da Queda traz quatro meninas, Alma, Erika, Angelika e Lenka, que passam a juventude na mesma fazenda, no norte da Alemanha. À medida que a casa se transforma ao longo de um século, os ecos do passado permanecem ali, nas paredes. Embora separadas pelo tempo, suas vidas começam a refletir umas nas outras.
Mirrors No. 3
Mirrors No. 3 apresenta Laura, uma estudante de Berlim, que sobrevive milagrosamente a um acidente de carro. Fisicamente ilesa, mas profundamente abalada, ela é acolhida por Betty, que testemunhou o acidente e cuida dela com carinho. Aos poucos, o marido e o filho de Betty superam a relutância inicial, e uma tranquilidade quase familiar se instala. Mas, logo, eles não conseguem mais ignorar o passado e Laura precisa enfrentar a sua própria vida.
Sirât
Filme de abertura da Mostra, Sirât traz Pai e filho chegando a uma rave nas montanhas do sul do Marrocos. Ambos estão em busca de Mar — filha e irmã —, que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis. Cercados por música eletrônica e por uma sensação crua e desconhecida de liberdade, eles distribuem a foto da jovem repetidas vezes. A esperança vai se apagando, mas os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. Conforme avançam por esse cenário escaldante, a jornada os obriga a confrontar seus próprios limites.
A História do Som
A História do Som inicia em 1917, quando Lionel (Paul Mescal) — um jovem e talentoso estudante de música — conhece David (Josh O’Connor) no Conservatório de Boston, onde eles se aproximam pelo profundo amor que compartilham pela música folk popular. Anos depois, Lionel recebe uma carta de David, que os leva a uma viagem improvisada pelo interior do Maine para coletar canções folk tradicionais. Este encontro inesperado, o caso de amor que nasce dele e a música que coletam e preservam vão influenciar o curso da vida de Lionel muito além de sua própria consciência.
Palestina 36
Palestina 36 mostra vilarejos por toda a Palestina que se insurgem contra o domínio colonial britânico, Yusuf, que tenta construir sua vida para além dessa crescente agitação, se vê dividido entre sua casa na região rural e a inquietude de Jerusalém. Mas a história é implacável. Com o aumento do número de imigrantes judeus fugindo do antissemitismo na Europa e a população palestina se unindo na maior e mais longa revolta contra os 30 anos desse domínio colonial, tudo parece se encaminhar em direção a um conflito inevitável, em um momento decisivo para o Império Britânico e o futuro de toda a região.
Nouvelle Vague
Richard Linklater (Antes do Pôr-do-Sol) traz Nouvelle Vague, a história de Godard filmando Acossado (1960), contada no estilo e no espírito do diretor.
Blue Moon
Também de Linklater, Blue Moon se passa na noite de 31 de março de 1943, quando o lendário letrista Lorenz Hart, convivendo com uma crise pessoal e criativa, se encontra no bar Sardi’s, enquanto seu antigo parceiro Richard Rodgers comemora a estreia triunfal de seu revolucionário musical “Oklahoma!”.
Eddington
Eddington se passa em maio de 2020, quando um impasse entre o xerife e o prefeito de uma pequena cidade desencadeia o caos, colocando vizinho contra vizinho em Eddington, no Novo México.
Pai Mãe Irmã Irmão
Pai Mãe Irmã Irmão, vencedor do Festival de Veneza, é um longa-metragem, ainda que seja cuidadosamente construído na forma de um tríptico. As três histórias tratam das relações entre filhos adultos, seus pais, um tanto distantes, e também entre si. Cada um dos três capítulos se passa no presente e em um país diferente. “Pai” se passa no nordeste dos EUA, “Mãe” em Dublin, na Irlanda, e “Irmã Irmão” em Paris, na França. O filme é uma série de estudos de personagens: tranquilo, observacional e sem julgamentos — uma comédia, mas entrelaçada por tons de melancolia.
Jovens Mães
Em Jovens Mães, dos irmãos Dardenne, Jessica, Perla, Julie, Ariane e Naïma estão vivendo em um abrigo para jovens mães. Cinco adolescentes que esperam uma vida melhor para si e para seus bebês.
Jay Kelly
Filme de encerramento da Mostra, Jay Kelly traz o famoso ator de cinema Jay Kelly (George Clooney) em uma jornada de autodescoberta, encarando seu passado e seu presente. Ao lado de seu dedicado empresário Ron (Adam Sandler), eles percorrem a delicada linha entre os arrependimentos da vida e suas notáveis conquistas.
LEIA TAMBÉM: Mostra de Cinema de São Paulo anuncia programação de sua 49ª edição
Note: There is a poll embedded within this post, please visit the site to participate in this post’s poll.
O post ‘Frankenstein’, ‘No Other Choice’, ‘Bugonia’ e mais destaques internacionais na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.