O produtor Nick Raskulinecz, responsável pelos álbuns One by One (2002) e In Your Honor (2005) do Foo Fighters, revelou em entrevista ao músico e produtor Rick Beato que ficou impressionado com a qualidade técnica de Dave Grohl na guitarra. Segundo Raskulinecz, a maioria das guitarras gravadas nos discos da banda é executada pelo próprio Grohl, enquanto Chris Shiflett adiciona solos e detalhes complementares.
Raskulinecz conheceu Grohl quando trabalhava como assistente de engenharia no Sound City Studios, em Los Angeles, estúdio onde Grohl havia gravado com o Nirvana. A amizade entre os dois se consolidou devido a origens similares, Grohl cresceu na Virgínia e Raskulinecz no Tennessee, além de interesses musicais em comum. A oportunidade de produzir o Foo Fighters surgiu quando Grohl buscava alguém para gravar um álbum no estúdio que havia construído no porão de sua casa na Virgínia, projeto recusado por outros produtores estabelecidos.
O produtor descreveu Grohl como um guitarrista extremamente preciso e destacou que não tinha noção do nível técnico do músico antes das primeiras sessões de gravação. A colaboração com Grohl representou um ponto de virada na carreira de Raskulinecz, que posteriormente trabalhou com Rush, Alice in Chains, Ghost, Deftones, Evanescence, Halestorm e Mastodon.
Dave Grohl possui uma abordagem particular na guitarra, influenciada diretamente por sua experiência como baterista. Em entrevista de 2010 à revista Guitarist (via Far Out Magazine), Grohl explicou que encara a guitarra como um kit de bateria, onde a corda Mi grave funciona como bumbo, as cordas Lá e Ré como caixa e as cordas agudas como pratos. Essa perspectiva orienta sua composição de riffs e estruturação de músicas.
O músico também aplica conceitos de dinâmica de bateria na guitarra. Em conversa com o documentarista Sam Jones no canal Off-Camera do YouTube, Grohl descreveu como marca tempo no chimbal ou ride durante versos e expande o som com pratos nos refrões, técnica que replica na guitarra através de notas suspensas nas cordas agudas. Grohl afirmou que esse método foi desenvolvido de forma autodidata, sem instrução formal.
Nascido em Warren, Ohio, em 14 de janeiro de 1969, David Eric Grohl é músico autodidata que teve como influências iniciais na bateria Neil Peart do Rush e John Bonham do Led Zeppelin. Iniciou carreira profissional na década de 1980 como baterista da banda punk rock Scream. Em 1990, após a saída de Chad Channing, foi apresentado ao Nirvana por Buzz Osborne do Melvins e integrou a banda até seu fim em 1994.
Após a morte de Kurt Cobain, Grohl gravou sozinho o primeiro álbum do Foo Fighters como processo terapêutico. A banda posteriormente ganhou outros integrantes e alcançou popularidade mundial. Grohl também participou de projetos paralelos tocando bateria com Queens of the Stone Age e Tenacious D, além de formar o Probot e o Them Crooked Vultures ao lado de Josh Homme e John Paul Jones do Led Zeppelin.
+++ LEIA MAIS: Por que Dave Grohl teve medo de escrever sobre morte de Kurt Cobain em seu livro
+++ LEIA MAIS: A música do Foo Fighters que emociona Dave Grohl e é citada como ‘possível melhor’
O post O grande talento de Dave Grohl que muitos não notam, segundo produtor apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.