Antes das indicações ao Grammy, em 7 de novembro, a Rolling Stone está detalhando 10 categorias diferentes. Para cada uma, prevemos os indicados, bem como quem irá (e quem deveria) vencer na noite do Grammy.
O campo de Álbum do Ano deste ano não carece de favoritos: qualquer um desses oito LPs seria um vencedor digno. Mas o Mayhem de Lady Gaga está prestes a ofuscar o resto. A cantora, compositora e performer em constante evolução já foi indicada ao prêmio máximo de álbum antes, mas nunca levou o ouro para casa. Isso pode mudar em fevereiro.
Álbum do Ano – Nossas previsões
- Kendrick Lamar, GNX
- Bad Bunny, DeBÍ TiRAR MáS FOToS
- Lady Gaga, Mayhem
- The Weeknd, Hurry Up Tomorrow
- Elton John & Brandi Carlile, Who Believes in Angels?
- Lainey Wilson, Whirlwind (Deluxe)
- Tyler, The Creator, CHROMAKOPIA
- Laufey, A Matter of Time
Quem vencerá?
Lady Gaga, Mayhem
Gaga conquistou três indicações consecutivas para Álbum do Ano começando em 2010 com The Fame, seguido por The Fame Monster no ano seguinte e Born This Way em 2012. Mas, mais de uma década depois, ela tem a experiência a seu favor agora, sem mencionar um disco deslumbrante em Mayhem. “Lady Gaga sempre parece uma forte concorrente para esta categoria”, diz John Stein, chefe editorial da América do Norte no Spotify. “E [o fato de ela ser] um nome conhecido ajuda aqui”. Mayhem pode até se beneficiar da concorrência, diz Stein: “Acho que pode vencer com base na divisão de votos”.
Quem Deveria Vencer?
Lady Gaga, Mayhem
Gaga se apoiou fortemente em sua própria história em Mayhem, um álbum que muitos consideraram um retorno às suas raízes dance-pop. Ela transformou seu próprio nome em um refrão em “Abracadabra“, ficou macabra no clube em “Disease” e deu vida a tudo isso com uma performance definidora de carreira no Coachella e diante de mais de 2 milhões de pessoas na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. É a hora dela.
Previsão do Campo de Concorrentes
Embora Lady Gaga tenha o mojo, não se deve menosprezar o The Weeknd, outra atração principal do Super Bowl Halftime Show que, talvez mais importante, retornou ao grupo do Grammy na transmissão deste ano; Hurry Up Tomorrow é o suposto álbum final que Abel Tesfaye lançará sob a marca The Weeknd e pode receber uma indicação para compensar o tempo perdido.
“O álbum de Bad Bunny também merece uma conversa”, diz Stein. “Ele nunca venceu fora de uma categoria latina antes, e já passou da hora. O anúncio do Super Bowl Halftime Show certamente ajuda o caso dele”.
Em outro lugar, Who Believes in Angels? de Brandi Carlile e Elton John reúne duas figuras amadas da indústria para um álbum emocionante que aborda a mortalidade e celebra os ícones pop queer Laura Nyro e Little Richard. Whirlwind de Lainey Wilson foi lançado inicialmente no final do ano de indicação de 2025, mas uma indicação para sua edição deluxe poderia celebrar seu triunfo no espaço country, bem como o que Stein chama de sua ascensão recente para “aquele ponto ideal como figura cultural e musicista”. Os dois álbuns recentes de Tyler, the Creator são elegíveis, mas Stein vê CHROMAKOPIA recebendo a indicação por causa de sua “mensagem muito forte em toda a obra e a estética ligada a ela”. E a novata do jazz-pop Laufey deixou sua marca ao misturar sons atemporais com as realidades da Geração Z, construindo um forte público de fãs de seu trabalho e admiradores de sua habilidade musical.
Mas o grande azarão pode ser Kendrick Lamar, diz Stein. “Vindo do ano passado e do impulso que ele teve, ele lançou um álbum realmente forte que pareceu ter um bom desempenho em todos os níveis: culturalmente, criticamente, comercialmente”, diz ele. “Parece ser um bom momento para ele; parece que ele é um nome conhecido de uma forma que nunca foi no passado, o que é ótimo para Álbum do Ano“.
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Maura Johnston, no dia 7 de outubro de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: Pharrell Williams cutuca Kanye West ao falar sobre disputa no Grammy
+++ LEIA MAIS: Disputa do Grammy 2026 de Melhor Álbum de Rock pode homenagear lendas esquecidas e novatos irreverentes
O post As previsões do Grammy 2026 para Álbum do Ano, segundo Rolling Stone apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.