Durante uma conversa no British Film Institute, em Londres, no último domingo (5), Ridley Scott (Gladiador 2) não poupou palavras ao falar sobre o estado atual da indústria cinematográfica. O diretor britânico, responsável por clássicos como Gladiador e Alien: O Oitavo Passageiro, afirmou que a maioria dos filmes produzidos hoje é “uma porcaria” e que o excesso de produções tem levado o cinema a um mar de mediocridade.
“A quantidade de filmes feitos hoje, literalmente no mundo todo — milhões. Não milhares, milhões… e a maioria é uma porcaria”, declarou o cineasta, em conversa com seu filho Luke Scott, segundo o jornal Metro.
Scott também criticou o uso excessivo de efeitos digitais, que, segundo ele, acabam mascarando a falta de boas histórias. “Muitos filmes hoje são salvos — e ficam mais caros — por causa dos efeitos digitais. O problema é que eles não têm uma grande história no papel primeiro. É preciso colocar no papel!”, disse.
Aos 87 anos, o diretor ainda mantém uma carreira ativa, mas confessou que tem encontrado pouco prazer em assistir às produções contemporâneas. “Estamos nos afogando em mediocridade”, afirmou. “Então o que eu faço — é horrível dizer isso —, mas comecei a assistir aos meus próprios filmes, e na verdade eles são bem bons! E não envelhecem.”
Scott contou que recentemente reviu Falcão Negro em Perigo (2001) e se surpreendeu com o resultado: “Pensei: como diabos consegui fazer isso?”, brincou. Apesar das críticas, o diretor reconheceu que ainda há exceções no cenário atual. “De vez em quando surge um bom filme, e é quase um alívio ver que ainda há alguém fazendo algo de qualidade.”
Mesmo com mais de cinco décadas de carreira, Ridley Scott afirmou que se aposentar seria “impossível”. Depois do lançamento de Gladiador II em 2024, estrelado por Paul Mescal (Normal People), ele revelou que já finalizou seu próximo projeto, o filme de ficção científica pós-apocalíptico The Dog Stars, com Jacob Elordi (O Morro dos Ventos Uivantes), e que trabalha no roteiro de um terceiro Gladiador.
“O personagem de Paul ainda está por aí, e tecnicamente é o imperador de Roma”, adiantou o diretor. “Tenho uma ideia bem clara do que quero fazer — mas não vou contar, senão vocês roubam!”
Fonte: Variety
LEIA TAMBÉM: Mostra de Cinema de São Paulo anuncia programação de sua 49ª edição
Note: There is a poll embedded within this post, please visit the site to participate in this post’s poll.
O post Ridley Scott admite que prefere rever seus filmes porque o cinema atual é ‘uma porcaria’ apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.