O Ohana Music Festival anual de Eddie Vedder começou na sexta-feira e o frontman do Pearl Jam e os Earthlings foram os headliners da primeira de três noites do festival em Dana Point, Califórnia. Foi a primeira vez em dois anos que ele e os companheiros de banda dos Earthlings — os guitarristas Andrew Watt, Josh Klinghoffer e Glen Hansard; o baterista do Red Hot Chili Peppers, Chad Smith, e o baixista Chris Chaney — se apresentaram juntos. Para marcar a ocasião, eles entregaram vários covers ao lado de canções de Earthling e Pearl Jam.
Eles começaram tudo com um cover de “Gut Feeling” do Devo antes de partir para “Corduroy” do Pearl Jam.
Durante a parte final de seu set, que anteriormente incluiu um cover de “I’m One” do The Who, a banda tocou a introdução instrumental de “The Song Remains the Same” do Led Zeppelin antes de partir para “Rearviewmirror” do Pearl Jam. Antes de tocar as canções, Vedder gritou para “todos os seres humanos magníficos” que estavam tocando no festival. “Apenas lendas, tantas mulheres incríveis nos palcos durante todo o dia de hoje e durante o fim de semana”, disse antes de dar crédito a Shirley Manson do Garbage, Hinds de Madrid, Jessica Dobson do Deep Sea Diver, Akira Galaxy e Kim Deal, e também gritou para sua esposa e adicionalmente Karen O do Yeah Yeah Yeahs, que não estava se apresentando mas aparentemente estava na plateia.
Após as saudações, Vedder compartilhou uma história sobre um administrador do ensino médio cuja missão, segundo ele, era “arruinar minha vida”. Mas a música o ajudou a passar por isso. “Havia essa peça musical, e nunca esquecerei onde eu estava ou quão alto estava, e por algum motivo, essa peça musical — nem mesmo as palavras, nada — era como uma droga”, disse Vedder. “Me elevou. Foi uma decolagem. Percebi, sabe de uma coisa? Que se dane esse cara. E um dia, ele não significará nada para você”, disse. Mais tarde, acrescentou: “Vamos tocar essa peça musical e vou deixar que seja um lembrete de que música é poder. Música tem poder. Você deve ser responsável com o poder dessa música e uma voz e um microfone e comunicar-se com pessoas em quem confiamos e somos gratos que possam confiar em nós… Essa pessoa que tinha má vontade comigo? Ela não ganhou”.
Eles também tocaram um medley de “Save It for Later” do English Beat e “Better Man” do Pearl Jam que contou com James King do Fitz and the Tantrums no saxofone.
Eles encerraram com um dos covers perenes de Vedder, “Rockin’ in the Free World” de Neil Young, contando com uma série de convidados, incluindo Kelly Jones do Stereophonics e o saxofonista King.
O Ohana Music Festival continua até domingo, com Hozier como headliner de sábado à noite e Green Day encerrando o evento no domingo.
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Althea Legaspi, no dia 27 de setembro de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: Eddie Vedder chama atenção para doença rara em novo documentário
+++ LEIA MAIS: Eddie Vedder e Stephen Marley gravam músicas de Neil Young para novo álbum
O post Assista Eddie Vedder tocar covers de Devo, Led Zeppelin e mais no Ohana Festival apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.