A tentativa do governo Trump de silenciar Jimmy Kimmel parece ter saído pela culatra. O retorno do apresentador à televisão na terça-feira trouxe 6,2 milhões de visualizações, quatro vezes sua audiência habitual, de acordo com dados da Nielsen. Enquanto isso, o monólogo de Kimmel no YouTube atingiu 21 milhões de visualizações e continua subindo, tornando-se seu monólogo mais assistido de todos os tempos na plataforma.
O comediante aproveitou um momento para agradecer ao presidente por seus esforços no episódio de quinta-feira do Jimmy Kimmel Live! “Foi uma semana tumultuada. Mesmo sendo censurados em 60 cidades americanas, na terça-feira tivemos nosso segundo programa com maior audiência em quase 23 anos no ar”, disse Kimmel.
O monólogo de terça à noite tem mais de 21 milhões de visualizações apenas no YouTube. E quero dizer que não teríamos conseguido sem você, Sr. Presidente. Muito obrigado.
Na semana passada, a ABC suspendeu abruptamente a série de longa data de Kimmel, citando um monólogo “mal cronometrado e, portanto, insensível” no qual o comediante criticou a direita por tentar “marcar pontos políticos” com o assassinato de Charlie Kirk. Kimmel não emitiu uma declaração nos dias seguintes, mas Hollywood levantou a voz em seu nome com mais de 400 artistas, atores e figuras do entretenimento se posicionando contra as “ameaças do governo à nossa liberdade de expressão”.
A Disney chegou a uma decisão formal de trazer Kimmel de volta às ondas da ABC uma semana após sua suspensão indefinida. “Passamos os últimos dias tendo conversas reflexivas com Jimmy, e após essas conversas, chegamos à decisão de retornar o programa na terça-feira”, disse a Walt Disney Co. em um comunicado.
Donald Trump respondeu ao anúncio do retorno de Kimmel com um desabafo no Truth Social, declarando que pretende processar a rede do programa noturno. Naturalmente, o apresentador reconheceu o chilique do presidente no dia seguinte, descrevendo Trump como um “valentão estilo filme dos anos 80” e fazendo uma desconstrução linha por linha de sua postagem no Truth Social.
Em outro momento do monólogo de quinta-feira, Kimmel zombou da “escada rolante que tentou atacar viciosamente o presidente nesta semana”, referindo-se à irritação pública de Trump com uma escada rolante com defeito na Assembleia Geral da ONU. “Vocês têm curtido a distração mais ridícula de Trump dos julgamentos de Epstein?”, disse Kimmel em seu programa, antes de passar clipes da mídia conservadora lamentando o fiasco de transporte do presidente. “Sabem qual é outra palavra para escada rolante congelada? Escada”, brincou Kimmel. “Ele é o homem-fera mais forte, saudável e fisicamente poderoso já eleito presidente ou uma vovó frágil com osteoporose?”.
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Charisma Madarang, no dia 26 de setembro de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: Veja o que Jimmy Kimmel disse no primeiro programa ao ar depois da suspensão
+++ LEIA MAIS: Jimmy Kimmel critica briga entre Trump e Musk: ‘É ainda melhor do que imaginava’
O post Kimmel agradece a Trump por audiência recorde em meio ao boicote das emissoras: ‘não teria conseguido sem você’ apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.