Ao longo de sua trajetória, o Guns N’ Roses contou com dez guitarristas, normalmente em duplas, mas por vezes até em trios. O par mais célebre, responsável por álbuns como Appetite for Destruction (1987) e Use Your Illusion I e II (1991), foi composto por Slash e Izzy Stradlin.
Quando este último deixou a formação, no fim de 1991, o vocalista Axl Rose queria trazer um substituto bastante específico. Acabou não dando certo, mas a vontade de trabalhar com o músico em questão nunca ficou de lado.
Trata-se de Dave Navarro, membro da formação clássica do Jane’s Addiction que também esteve no Red Hot Chili Peppers na segunda metade da década de 1990. Quando recebeu o convite do Guns, Navarro já não estava com o Jane’s, mas questões pessoais relacionadas ao vício em drogas impediram a parceria.
Em entrevista de 1993 à Hit Parader (via Far Out), Axl foi convidado a mencionar dois músicos com os quais gostaria de trabalhar. Primeiro, o cantor citou Trent Reznor, líder do Nine Inch Nails. Em seguida, destacou Navarro, com direito a citar Slash, à época fora do GN’R: “Sempre tive curiosidade de saber como ele soaria trabalhando com o Slash em algo”.
Perguntado sobre os boatos de que Dave chegou a ser convidado para entrar no Guns N’ Roses em substituição a Izzy, o frontman afirmou:
“Sim, houve muita conversa sobre isso e estávamos muito abertos. Mas simplesmente não era o momento certo na vida do Dave para isso acontecer. Ele precisava de um tempo para ver onde estava, e tem tido muito sucesso nisso. Mas a ideia de trabalhar com ele me empolga profundamente, porque ainda coloco Jane’s Addiction para colocar e a banda sempre soa nova em folha, não importa quantas vezes eu ouça.”

A paixão de Axl Rose por Dave Navarro e Jane’s Addiction
Ainda durante a entrevista, Axl Rose revelou que gostaria de ter trabalhado em uma sonoridade que misturava Guns N’ Roses com Jane’s Addiction. Uma fusão curiosa, tendo em vista as influências distintas de cada um.
“Acho que essa mistura, se levada a sério e com paciência, pode ser incrível. Pode ser algo mais completo do que qualquer um já fez antes. Dave e Slash juntos podem ser incríveis – dois caras muito ‘extravagantes’ por conta própria trabalhando juntos. Na primeira vez que vi Slash, falei: ‘o mundo precisa ver esse cara’. É por isso que quando ele toca com outras pessoas ou faz coisas solo, isso me deixa animado e feliz, pois garante o lugar dele na história do rock como guitarrista. Sinto o mesmo em relação ao Dave.”
Em outro momento da conversa, o cantor foi convidado a mencionar quais artistas e bandas vinha escutando naqueles tempos. Mais uma vez, ele citou o Jane’s Addiction.
“Jane’s Addiction era minha banda favorita, mas eles se separaram. Normalmente não consigo ver shows, pois o ambiente é muito agitado, mas gosto muito do U2 e curtia muito os shows deles em estádios. Fui a todos os shows deles que pude. Estive ouvindo Mr. Bungle, e mesmo tendo uma relação de amor e ódio com o Faith No More, gosto muito desse álbum. Também tenho ouvido muitas coisas bizarras: Roger Waters, Jimmy Scott, Lyle Lovett, Nine Inch Nails, Alice in Chains – meu gosto abrange uma gama bem ampla.”
O que diz Dave Navarro sobre convite do Guns N’ Roses
Em entrevista de 2021 ao Appetite for Distortion (via Blabbermouth / site Igor Miranda), Dave Navarro confirmou ter sido convidado para o Guns N’ Roses quando Izzy Stradlin saiu. A explicação para a recusa foi bastante sincera.
“Axl realmente queria que eu me juntasse à banda. Conversamos por vários dias sobre ideias e como poderíamos trabalhar. Mas, naquela época da vida, eu simplesmente não estava presente o suficiente para me comprometer. Chegaram a marcar um teste e eu não apareci simplesmente porque estava imerso no meu vício em drogas. Não conseguiria me apresentar dessa forma.”
Parceria enfim concretizada
Somente no fim da década de 1990 o Guns N’ Roses teve a oportunidade de trabalhar com Dave Navarro, ainda que como membro convidado. O guitarrista participou de “Oh My God”, música lançada em 1999 como parte da trilha sonora do filme Fim dos Dias.
+++ LEIA MAIS: As músicas de Slash que Axl Rose se recusou a gravar no Guns N’ Roses
+++ LEIA MAIS: As melhores bandas de todos os tempos para Axl Rose
+++ LEIA MAIS: A música do Guns N’ Roses que complicava Axl Rose nos shows
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram
O post O guitarrista que Axl Rose sempre quis no Guns N’ Roses junto a Slash apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.