Além de ter encabeçado uma das principais bandas para o surgimento do punk — The Stooges — e de ser conhecido pelas performances sempre viscerais ao vivo, Iggy Pop também se notabilizou por estar sem camisa (quase) sempre.
Mas o que levou ele a essa mania? O próprio Iggy tentou responder em entrevista de 2016 na Red Bull Music Academy (via NME), em Montreal, no Canadá.
Segundo o músico, atualmente com 78 anos, a escolha de nunca usar camiseta remonta aos tempos de estudante, quando lia livros de História, em especial sobre o Egito. Foi nessa época que ele tomou a seguinte decisão:
“Quando larguei a faculdade para formar a banda, guardei meu cartão da biblioteca. Sempre tive uma mentalidade de estudante, então eu ia à biblioteca e pegava livros. Livros cult sobre cultura e religião. E pensava em como poderia aplicá-los, e eu ficava vendo aquelas fotos do Faraó. Ele nunca usava camisa. Isso parece perfeito, sabe? Não sei por quê.
O vocalista, considerado por muitos o “padrinho do punk”, arremata:
“Me sinto perdido em uma camiseta. Eu simplesmente me perco.”

Mais sobre Iggy Pop
Na virada da década de 1960 para a de 1970, Iggy Pop lançou com os Stooges três álbuns semimais para o rock e o desenvolvimento do punk: The Stooges (1969), Fun House (1970) e Raw Power (1973).
Em carreira solo, ele gravou mais alguns discos de destaque, como The Idiot (1977), Lust for Life (1977) e New Values (1979).
Seu trabalho mais recente é o disco Every Loser, lançado em 2023.
+++ LEIA MAIS: Iggy Pop surpreende fãs ao tocar ‘Punkrocker’ pela primeira vez
+++ LEIA MAIS: O cantor definitivo da história do rock, segundo Chris Cornell
+++ LEIA MAIS: “Eu pareço o Shrek”, diz Iggy Pop sobre ficar velho
O post Por que Iggy Pop nunca usa camiseta, segundo o próprio apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.