
Desde sua estreia em 2016, Stranger Things tornou-se uma das séries mais populares de todos os tempos, quebrando recordes da Netflix e consagrando-se como a série original de streaming mais assistida da história. Além do sucesso nas telas, a franquia gerou livros, quadrinhos, jogos e muito mais, impulsionada por um elenco talentoso e uma dose perfeita de nostalgia dos anos 80.Confira 19 fatos de bastidores que muitos fãs desconhecem:
1. A série é filmada na Geórgia, não em Indiana
Embora se passe na cidade fictícia de Hawkins, Indiana, a série é filmada quase exclusivamente na Geórgia, principalmente na região metropolitana de Atlanta. O centro de Hawkins, por exemplo, é na verdade o centro da cidade de Jackson, GA. A 4ª temporada também teve cenas gravadas no Novo México e na Califórnia.
2. Nicola Coughlan (de Bridgerton) fez teste para ser a Robin
A estrela de Bridgerton revelou que quase entrou para o elenco. Ela fez o teste para o papel de Robin, mas perdeu para Maya Hawke. Coughlan admitiu: “Ela foi muito melhor do que eu jamais teria sido”.
3. O cenário original era Montauk, Nova York
O roteiro original dos Irmãos Duffer se chamava Montauk e se passava em Long Island, buscando uma vibe parecida com o filme Tubarão. A Netflix chegou a anunciar a série com esse título em 2015 antes da mudança para Hawkins.
4. Winona Ryder ajudou a criar a personalidade de Joyce
Originalmente, Joyce seria uma personagem menos interessante. Os criadores disseram que Winona trouxe ideias cruciais, incluindo a famosa cena das luzes de Natal. “Não sei se algo disso existiria se Winona tivesse dito não”, afirmou Matt Duffer.
5. Foi o primeiro papel de Shannon Purser (Barb) e rendeu um Emmy
A querida Barb foi o primeiro trabalho de atuação de Shannon Purser. Incrivelmente, esse papel de estreia lhe rendeu uma indicação ao Emmy em 2017. Ela contou que até RuPaul estava torcendo por ela.
6. A equipe de figurino fez dezenas de “Xuxinhas” à mão
Para manter a fidelidade aos anos 80, a equipe produziu os elásticos de cabelo manualmente para combinar exatamente com os figurinos. Um detalhe fofo: na 3ª temporada, Max e Eleven usam o mesmo elástico em episódios diferentes para simbolizar a amizade.
7. A série foi processada duas vezes (mas venceu)
Dois cineastas diferentes processaram a série alegando plágio de roteiros não produzidos (Totem e The Montauk Project). Ambos os processos foram retirados pelos autores antes do julgamento por falta de provas ou constatação de que não houve cópia.
8. A amizade entre Steve e Dustin não foi planejada
O “bromance” favorito dos fãs aconteceu por acaso. Os roteiristas perceberam que Steve estava ficando sem função na trama e Dustin estava isolado. A química entre os atores Gaten Matarazzo e Joe Keery transformou a dupla em um sucesso instantâneo.
9. A abertura é uma homenagem a uma lenda do terror
A sequência de título com letras neon e sintetizadores foi inspirada no trabalho de Richard Greenberg, criador das aberturas de Alien, Seven e Matrix.
10. O Departamento de Energia dos EUA entrou na brincadeira
Para acalmar os ânimos sobre o “nefasto” Laboratório Nacional de Hawkins, o verdadeiro Departamento de Energia publicou uma nota irônica em seu site, afirmando que “não lida com monstros”, mas que realmente fabrica baterias nucleares para a NASA.
11. Sadie Sink quase não conseguiu o papel de Max
Aos 14 anos, os produtores achavam Sadie “muito velha” para o papel. Ela implorou por mais material para provar seu valor e, após um teste de química com Gaten Matarazzo e Caleb McLaughlin, conseguiu o papel no dia seguinte.
@netflixbrasil Faltam MENOS DE DUAS SEMANAS pra Stranger Things 5 e eu ainda penso todos os dias nessa cena da Max. #st5 #strangerthings #strangerthings5 #vecna #netflix #netflixbrasil #tiktokmefezassistir ♬ original sound – Netflix Brasil – lısɐɹᙠ xᴉlɟʇǝN
12. Chase Stokes (de Outer Banks) fez um teste desastroso para Steve
O astro de Outer Banks esqueceu as falas durante seu teste para viver Steve Harrington. Apesar disso, os Irmãos Duffer gostaram dele e lhe deram um pequeno papel na 1ª temporada, o que abriu as portas para sua carreira na Netflix.
13. Vecna foi inspirado em ícones do terror dos anos 80
O vilão da 4ª temporada mistura elementos de Dungeons & Dragons com Freddy Krueger (A Hora do Pesadelo), Hellraiser e IT. Inclusive, Victor Creel foi interpretado por Robert Englund, o eterno Freddy Krueger.

14. A participação de Dacre Montgomery na 4ª temporada foi dirigida via Zoom
Como Dacre (Billy) estava na Austrália durante a pandemia e não podia viajar, o diretor Shawn Levy dirigiu sua cena remotamente via Zoom, enquanto já tinha filmado a parte de Sadie Sink (Max) em um cemitério nos EUA um ano antes.
15. Natalia Dyer e Charlie Heaton namoram na vida real
O casal Nancy e Jonathan também existe fora das telas. Os atores estão juntos desde 2016. Natalia disse à Cosmopolitan que trabalhar com o namorado traz uma “compreensão difícil de replicar”.
16. Steve seria um personagem terrível originalmente
No roteiro piloto, Steve era “o maior babaca do planeta” e chegaria a forçar uma situação com Nancy. A mudança ocorreu graças ao carisma do ator Joe Keery, que tornou o personagem mais simpático, levando os roteiristas a alterarem seu arco.
17. O roteiro foi rejeitado quase 20 vezes
Antes da Netflix aceitar, os irmãos Duffer ouviram cerca de 20 “nãos”. Executivos diziam que a série deveria ser infantil ou focar apenas no detetive Hopper, não entendendo o apelo de uma história multigeracional.
18. A série sempre foi planejada para ter 4 ou 5 temporadas
Os criadores nunca pretenderam estender a série indefinidamente. Ross Duffer explicou que chegaria um ponto em que seria inverossímil os personagens continuarem em Hawkins sofrendo tantos traumas. “Não foi feito para durar sete temporadas”.
19. As “crianças” de Stranger Things têm fãs muito famosos
O elenco jovem revelou ter sido abordado por nomes como Robert Downey Jr. e os elencos de Game of Thrones e Modern Family. Daniel Radcliffe (Harry Potter) também já declarou seu amor pela série e pediu para dizerem ao elenco que eles são incríveis.
FONTE: PEOPLE
LEIA TAMBÉM: ‘Stranger Things’: Coisas que você (provavelmente) não lembra da série
O post 19 curiosidades de bastidores de ‘Stranger Things’ que você talvez não saiba apareceu primeiro em Rolling Stone Brasil.
